11 de maio de 2015

FMC recebe propostas de ações para o Noturno nos Museus 2015.

Atenção Chorões! A Associação dos Amigos do Museu Histórico Abílio Barreto (AAMHAB), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), abriu inscrições de propostas de ações culturais para ocupação de espaços museológicos da cidade durante o Noturno nos Museus 2015, evento que ocorrerá em julho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 4 a 22 de maio. O regulamento completo, bem como a ficha de inscrição podem ser consultados no site www.bhfazcultura.pbh.gov.br.

Podem se inscrever artistas e grupos que desenvolvam trabalhos artísticos para palcos, espaços públicos ou espaços alternativos. Podem ser apresentadas propostas de palestras, oficinas, minicursos, exibição de curtas-metragens, desfiles, site-specific/instalação, performances em artes visuais, saraus e contações de histórias. As propostas devem estar relacionadas às áreas de Artes Visuais, Moda, Patrimônio e Memória, Audiovisual, Arquitetura, Urbanismo e Design. Cada proponente pode inscrever no máximo 2 projetos.

A Comissão de Organização do Noturno nos Museus avaliará a documentação enviada e a adequação das propostas com as respectivas áreas. Para a classificação dos espetáculos, os museus e instituições museológicas participantes serão os curadores e farão a seleção das propostas com base na qualidade artística e técnica, bem como sua adequação ao espaço disponível e linha de atuação da instituição.

O Noturno nos Museus

A Noturno nos Museus entrou de vez no calendário cultural de Belo Horizonte. O evento já era realizado com sucesso em algumas das grandes metrópoles mundiais e, em 2013, a capital mineira trouxe o formato do evento pela primeira vez ao Brasil. Na última edição, em 2014, o evento teve a participação de 33 instituições da capital e contou com cerca de 18 mil visitantes.
No evento, as principais instituições museológicas da cidade (públicas e privadas) abrem suas portas durante a noite e a madrugada oferecendo ao público uma programação diversificada com exposições, shows musicais, peças de teatro, apresentações de dança, performances de artes visuais, entre outros.

O Noturno nos Museus 2015 acontece na noite do dia 17 para 18 de julho de 2015.


Informações e dúvidas para o público: noturnonosmuseus@pbh.gov.br