11 de setembro de 2014

Mostra Show M.O.B.I.L.E promove uma viagem pela música brasileira em todos os seus gêneros.

Por que a música é tão importante na história do Brasil? Esta entre outras perguntas serão respondidas pelo jornalista e pesquisador da música brasileira Ricardo Frei, no curso portátil de história da música brasileira popular, M.O.B.I.L.E – Música Brasileira, Oralidade, História, Lições e Ensinamentos Culturais que tem início agendado para o próximo dia 16 de setembro, no Centro Cultural Minas Tênis.
O M.O.B.I.L.E conta a história da Música Brasileira Popular em 14 apresentações, distribuídas em dois módulos. Cada apresentação foca num período da história brasileira, seus estilos musicais e as relações entre música, sociedade, cultura.
No roteiro da primeira aula que tem como tema "Das primeiras notas ao Abre Alas", o estilo Choro será tratado através do tópico "Século XIX – a nacionalização sonora pelo Choro".
O módulo I do curso será realizado de setembro a dezembro e será ofertado em sete encontros quinzenais, com duração de 3h30.

Segundo Frei, a ideia da mostra-show “surgiu no ano de 2006, devido à necessidade de apresentar conteúdos acadêmicos de interesse coletivo para um público não especializado”. A partir daí, a proposta de um modelo de apresentação menos formal, mais lúdico, ligado à experimentação apareceu, misturando arte, comunicação e conhecimento. O M.O.B.I.L.E é o encontro entre aula, palestra e show artístico, que ensina e, ao mesmo tempo, entretém um público diversificado. Este formato já foi aplicado e obteve sucesso em apresentações no Brasil e no exterior.

M.O.B.I.L.E – Mostra-show, com Ricardo Frei
Datas e horários:
16/09 (ter) às 19h30min
30/09 (ter) às 19h30min
14/10 (ter) às 19h30min
28/10 (ter) às 19h30min
11/11 (ter) às 19h30min
25/11 (ter) às 19h30min
09/12 (ter) às 19h30min
Local: Sala Multimeios Centro Cultural Minas Tênis - Rua da Bahia, 2.244 - Centro
Ingressos: R$40,00 por aula / R$250,00 todo o curso
Informações: 3516-1023