18 de setembro de 2014

GRUPO TOCA DE TATU LEVA O CHORINHO AOS CENTROS CULTURAIS DA CAPITAL MINEIRA.

Recém premiado pelo Festival de Choro Jorge Assad, em São Paulo, o quarteto descentralizará o circuito musical de BH com shows do CD “Meu Amigo Radamés”.

Grupo Toca de Tatu - Foto: Maiara Marques

De setembro a novembro deste ano, o Grupo Toca de Tatu se apresentará em oito centros culturais da capital mineira. Formado pelos músicos Abel Borges (percussão), Lucas Ladeia (cavaquinho), Lucas Telles (violão 7 cordas) e Luísa Mitre (piano e acordeão), o grupo divulgará o choro, além de explorar outros gêneros da MPB, como o samba, baião, maxixe, valsa e o tango brasileiro. As memórias e a versatilidade da música instrumental serão preservadas e contemplarão importantes autores, além da produção mineira, que terá lugar de destaque no repertório. O resultado deste trabalho é uma sonoridade original e criativa. 

A abertura da série de apresentações, Toca de Tatu nos Centros Culturais, será no dia 20 de setembro, sábado, no Centro Cultural São Geraldo, às 18 horas. A realização dos shows possibilitará que o público conheça mais sobre a história da música brasileira, por meio de curiosidades sobre os compositores e as músicas escolhidas. As regionais Barreiro, Centro – Sul, Leste, Noroeste, Norte, Oeste, Pampulha e Venda Nova receberão o projeto, que é beneficiado com os recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. 

Essa descentralização das apresentações musicais faz parte do objetivo do grupo, que se propôs, também, ao final do ciclo de shows, realizar dois concertos didáticos para estudantes de música, músicos amadores e profissionais. Além disso, o projeto proporcionará a aproximação da música instrumental aos ouvidos e gosto do público, muitas vezes, não habituado ao gênero. 
Em 2013, o Toca de Tatu lançou seu primeiro CD, Meu amigo Radamés, em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Radamés Gnatalli. No ano seguinte, 2014, o grupo realizou a sua primeira turnê internacional, com apoio do programa Música Minas. No roteiro de apresentações, Inglaterra, Holanda e França. Além de se apresentarem, os integrantes do grupo ofertaram oficinas e workshops de choro e música brasileira. 
O grupo foi vencedor do II Concurso Instrumental Estúdio 66 (Canal Brasil – RJ), em 2013. Como premiação, receberam a gravação de um episódio do programa com o saxofonista Zé Nogueira. Ao lado do consagrado músico, os integrantes do Toca de Tatu também se apresentaram na programação especial do Festival 30 anos do Jazz Mania (Studio RJ – Rio de Janeiro). Em 2014, foi premiado em 2º lugar no Festival de Choro Jorge Assad, realizado em São João da Boa Vista, em São Paulo, na 3ª Semana Assad. 
A música do grupo é presença constante em projetos como Festa da Música, Savassi Festival – Palco UFMG, Cena Música, Festival de Inverno de Itabira, El Música Brasil, Café com Música, Pizindin Choro no Palco, Domingo no Museu e Quarta Cultural. Seus integrantes também participam dos projetos Sesc Chorinho e Samba na Praça, além de shows com outros instrumentistas e cantores, como Dado Prates, Lígia Jacques, Rogério Leonel, Natália Sandim, Nailor Proveta e Toninho Carrasqueira. 

AGENDA DAS APRESENTAÇÕES: 
20/09 – 18 horas – Centro Cultural São Geraldo 
27/09 – 17 horas – Centro Cultural Venda Nova 
16/10 – 19 horas – Centro Cultural Santa Rita 
24/10 – 19 horas – Centro Cultural Salgado Filho 
25/10 – 11 horas – Centro Cultural Padre Eustáquio 
25/10 – 16 horas – Centro Cultural Vila Marçola 
08/11 – 19 horas - Centro Cultural Pampulha 
09/11 – 15 horas - Centro Cultural São Bernardo
20/09 – 18 horas – Centro Cultural São Geraldo

SERVIÇO: 
Toca de Tatu nos Centros Culturais de Belo Horizonte
Data: abertura: 20 de setembro ( sábado)
Horário: 18hs
Entrada: gratuito
Local: Centro Cultural São Geraldo - Silva Alvarenga, 548 Bairro São Geraldo - Belo Horizonte / MG
Classificação: livre