7 de julho de 2014

Toca de Tatu é a próxima atração do Projeto Chora Brasil.

O Clube do Choro de Belo Horizonte, em parceria com a Muringa - Produções e Eventos, apresenta o Projeto Chora Brasil, com espetáculos de Choro no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil Vallourec. O projeto é uma iniciativa que visa ampliar o espaço para a prática do Choro na cidade destacando o trabalho de músicos associados e convidados, valorizando o gênero brasileiro e a música instrumental. Na programação de julho o projeto recebe o grupo Toca de Tatu.

O Toca de Tatu nasceu, em Belo Horizonte, da união de jovens instrumentistas que têm como proposta construir um trabalho de redescoberta e valorização da música brasileira de todos os tempos, elaborando arranjos e composições próprias. Desde então, vem trilhando um caminho peculiar no cenário da música instrumental. Apesar de ter como referência primária o Choro e toda a riqueza musical que esta linguagem implica, o grupo não se limita a ela, buscando uma abordagem inovadora, somando a esta outras linguagens trazidas de experiências e influências musicais que cada integrante carrega.

A valorização das memórias e da versatilidade da música instrumental, a constante pesquisa de repertório e de interpretação da música brasileira em seus mais variados gêneros e as influências do erudito e do popular são características encontradas na música feita pelo Toca de Tatu. Além disso, a busca pelo refinamento timbrístico, pelo cuidado com os arranjos e pela originalidade e criatividade são nuances presentes na identidade criada pelo Grupo.

O Toca de Tatu lançou em 2013 seu primeiro CD, “Meu amigo Radamés”, em homenagem ao maestro e compositor brasileiro Radamés Gnattali, realizando shows nas cidades de Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Em março de 2014 realizou sua primeira turnê internacional, com apoio do Programa Música Minas, passando por Inglaterra, Holanda e França, onde realizaram concertos de lançamento do CD e ofertaram oficinas e workshops de Choro e Música Brasileira. O grupo foi vencedor do II Concurso Instrumental Estúdio 66 (Canal Brasil - RJ) em 2013, tendo como premiação a gravação de um episódio do Programa ao lado do saxofonista Zé Nogueira. Ainda neste ano, se apresentou ao lado do saxofonista na programação especial do Festival 30 anos do Jazz Mania (Studio RJ – Rio de Janeiro).

SERVIÇO:
“Projeto Chora Brasil” apresenta: "Toca de Tatu"
Data: 15 de julho de 2014 - terça feira
Horário: 19hs
Entrada: R$15,00 (inteira) R$7,50 (meia-entrada)
Local: Cine Theatro Brasil Vallourec - Teatro de Câmara
Praça Sete - Rua dos Carijós, 258 - Centro - Belo Horizonte / MG