24 de julho de 2014

A Roda de Choro da Escola de Música da UEMG toca no FIV 2014.

O FIV 2014 - Festival de Inverno de Vespasiano acontece de 26 de julho a 2 de agosto e é um grande evento direcionado à formação musical e a apresentações de shows com enfoque nas bandas de música. Sua primeira edição foi em 2009, ocorrendo sempre na primeira semana de julho na cidade de Vespasiano, a 27 Km do centro de Belo Horizonte. Nas suas 4 edições, o Festival cresceu e orgulha-se por propiciar a capacitação de tantos profissionais e amantes da música e também por tornar acessível essa harmoniosa união de música instrumental e popular.
Durantes os 10 dias de festival, são ocupados os espaços culturais da cidade com oficinas e shows. Por meio da parceria com a UEMG, são ministradas oficinas de aperfeiçoamento musical. As apresentações musicais são de vários estilos: samba, rock, rap, música de concerto, pop, incluindo também o Choro que ficará por conta da "Roda de Choro da Escola de Música da UEMG".

Roda de Choro da Escola de Música da UEMG - Foto: Divulgação.
O Choro é um estilo musical que sempre esteve presente nas Escolas de músicas, tradicionalmente eruditas, respeitado e cultuado por professores e alunos. Sua execução é utilizada muitas das vezes como recurso interessante para o desenvolvimento técnico dos músicos, mas nunca deixando de lado o prazer causado pela sua execução. No entanto, não é de muito tempo, a sua inclusão efetiva dentro das escolas, seja como disciplina ou a apenas a realização regular de rodas no ambiente destas.
A Roda de Choro da Escola de Música da UEMG tornou-se regular no ano de 2004, com a entrada de alunos “chorões” para o curso de Licenciatura em Educação Artística. Desde então, vem crescendo o número de adeptos e foi implantada como disciplina eletiva, neste ano de 2010. A participação na roda é aberta a alunos, professores e alguns músicos convidados, sob coordenação do Prof. Marcelo Pereira. A sua realização se dá no espaço aberto do pátio da escola, mantendo a tradição da execução do choro ao ar livre.

O show com a Roda de Choro da Escola de Música da UEMG  acontece dia 31 de julho, quinta feira, às 20hs, na Praça JK (Palco Cimento Liz).

Confira aqui a programação completa do FIV 2014.