13 de março de 2014

"Só na flauta": show com Maycon Lack, Marcela Nunes e Choro Nosso é a próxima atração do Projeto Pizindin - Choro no Palco.

Choro Nosso - foto: Hortência Abreu     Mycon Lack - foto: Maurício Medeiros

Na segunda-feira, 17 de março de 2014, às 20hs, Maycon Lack, Marcela Nunes e Choro Nosso apresentam o show "Só na Flauta". A apresentação faz parte do "Projeto Pizindin - Choro no palco" , promoção do Conservatório UFMG.

A flauta sempre ocupou lugar de destaque na música carioca e no Choro não é diferente. Desde o surgimento do choro em meados do séc. XIX até os dias de hoje, flautistas como Joaquim Callado, Pattapio Silva, Dante Santoro e Altamiro Carrilho imortalizaram a flauta através do Choro participando ativamente de sua história como gênero musical tipicamente brasileiro e de seus processos e transformações estéticas ao longo do tempo.
Despretensiosamente, o show “Só na Flauta” é uma experiência que vai um pouco além do espetáculo musical comum em torno do Choro. É uma performace artística inspirada em poucos e antigos regionais como o grupo "Terror dos Facões" que tinham dois flautistas como solistas e utilizavam de forma fantástica a sonoridade dos duetos em suas interpretações.

“Só na Flauta” é também nome de uma polca composta por Chiquinha Gonzaga em homenagem ao amigo e flautista Antônio Maria Passos, gravada por ambos pela primeira vez em 1910. Para os músicos, tal sonoridade instaura uma espécie de comunicabilidade rica, brejeira e estimulante no diálogo musical e também na percepção do espetáculo por parte do público. Ao se construir a experiência do presente trabalho os músicos propõem reinventar um modo de criação e interpretação coletivo do choro que aglutina técnica, estética e pesquisa.
No programa estão presentes autores importantes do Choro. Dentre eles se destacam: Pixinguinha e seu professor Irineu de Almeida, Chiquinha Gonzaga, Mário Álvares e Candinho. As interpretações ficam a cargo dos flautistas Maycon Lack e Marcela Nunes e do Grupo Choro Nosso que é formado por Renato Muringa (bandolim e cavaquinho), Agostinho Paolucci( violão de 7 cordas) e Daniel Guedes (pandeiro).

Maycon Lack - Bacharel em flauta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ - É flautista da Banda Sinfônica da UFMG/COLTEC/ e desenvolve intensa atividade camerística. Atua como músico em peças teatrais como o espetáculo Favela Rouge do grupo carioca Favela Força. Como professor e educador musical atua no CEFAR– Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgados e atuou na Orquestra de Cordas da Grota em Niterói. É flautista do conjunto de câmara Cron dedicado ao repertório brasileiro contemporâneo e foi premiado em duas edições pelo Projeto de Circulação de Música de Concerto da Funarte e também Flautista do ensamble Ventos do Rio que se dedica ao repertório contemporâneo para flauta, e com quem se apresentou em 2012 no México, no Instituto Nacional de Bellas Artes, Escuela Superior de Música e no Centro Cultural do Brasil mediante convite da Embaixada Brasileira no México.  Tem se apresentado com frequência em teatros, séries e festivais importantes no Brasil e no exterior.

Marcela Nunes é Bacharel em Flauta Transversal (2009) e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música da UFMG (2012), onde realizou pesquisa sobre a obra do compositor de choros Belini Andrade. Idealizadora e fundadora, em parceria com o músico Renato Muringa do "Choro Nosso", trabalho de pesquisa e difusão do Choro produzido em Minas Gerais e integrante da Misturada Orquestra. Venceu em 2006, o Prêmio BDMG Jovem Instrumentista e em 2010, os Prêmios BDMG Jovem Músico e Segunda Musical. Em 2011, recebeu menção honrosa no Festival Choro Novo com a composição Valsa pra Júlia, também em parceria com Renato Muringa. Neste mesmo ano, gravou os cds Misturada Orquestra e Flutuar no Horizonte. Em 2012, participou da produção, gravação e show de lançamento do EP Geraizêro do Arraiá, com o grupo Projeto Saravá e fez participações em faixas dos cds Abaporu, de Laura Lopes, e Choro Doce, de Maurílio Nunes e Belini Andrade. Recebeu, em 2013, com o Grupo Choro Nosso, o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, através de projeto de apresentações de choro em escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte.
Grupo Choro Nosso.

Choro Nosso é uma idealização dos músicos e compositores Renato Muringa e Marcela Nunes com o intuito de reunir e divulgar o Choro produzido em Minas Gerais. Além das próprias composições, a dupla interpreta os choros de importantes compositores mineiros, de diferentes gerações, como Waldir Silva, Belini Andrade, Geraldinho Alvarenga, Ausier Vinícius, Silvio Carlos, Agostinho Paolucci, Cristiano Vianna, Marcelo Chiaretti, Flávio Fontenelle, Tião do Bandolim e Gustavo Monteiro.
O grupo é formado por: Renato Muringa (cavaquinho e bandolim), Marcela Nunes (flauta transversal), Agostinho Paolucci (violão 7 cordas) e Daniel Guedes (pandeiro).

Os espetáculos do Projeto Pizindin - Choro no Palco se realizam às segundas-feiras, sempre às 20hs, com exceção da última segunda-feira de cada mês.

SERVIÇO:
Projeto Pizindin - Choro no Palco - "Só na flauta": show com Maycon Lack, Marcela Nunes e Choro Nosso
Data: 17 de março de 2014 – Segunda-feira
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/MG
Entrada: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada)
Ingressos vendidos no dia do show a partir das 19hs.
Info: 3409-8300