17 de outubro de 2022

Espetáculo de encerramento da 1ª edição do Festival Choro e Samba em Mariana acontece nesta semana, com atrações imperdíveis.

O espetáculo de encerramento da 1ª edição do Festival Choro e Samba em Mariana acontece nesta semana (21/10) e promoverá mais dois grandes shows na praça da Sé. Em ambos, o Clube do Choro de BH receberá nomes expressivos da interpretação dos gêneros musicais que compõem o festival: no palco também estarão o consagrado cavaquinista Ausier Vinícius e o grupo Samba e Choro de Quintal. A programação gratuita terá início às 20 horas.

O FESTIVAL - Este é o quinto espetáculo do Festival, que teve o seu início no mês de junho deste ano e vem se consolidando como um dos projetos culturais de grande sucesso na histórica Mariana. O ineditismo e a qualidade de um festival desta envergadura naquele município vem resultando em grande acolhimento, por parte da população local. Ao longo dos últimos 5 meses, o público residente e visitante pode desfrutar, gratuitamente de 10 shows musicais em um grande palco instalado na Praça da Sé.

Para os amantes do Choro tem sido uma oportunidade de reencontrar com o gênero. Para os que somente possuíam um conhecimento superficial, é a oportunidade de aprofunda-lo. E, os que não conheciam, estão tendo a oportunidade de fazê-lo da forma mais recomendada possível: com eventos em que os mestres do gênero estão presentes. Os shows de Samba, gênero mais conhecido, foram escolhidos para serem os mais diversificados possíveis. Artistas de vários matizes compuseram o painel que está sendo apresentado, onde se procurou atender a todos: artistas e público, brindados com os mais diversos ritmos e interpretações possíveis.

Com mais esta edição o projeto chega aos seu final, mas fica a esperança, da coordenação do festival, de haver contribuído para a formação de público e o despertar de vocações em uma cidade tão musical como Mariana. Sem dúvida, o melhor da música popular brasileira merece este resultado.

PROGRAMAÇÃO - O espetáculo de encerramento na próxima sexta-feira (21) terá início às 20 horas com o show "Clube do Choro de Belo Horizonte convida Ausier Vinicius". A formação do grupo do Clube terá Marcelo Issa, no violão de sete cordas, José Cícero no Acordeom, no pandeiro Fábio Palhares, no cavaquinho centro Luiz Guilherme e no bandolim, Hélio Pereira. O convidado especial, no cavaquinho solo, é o artista Ausier Vinicius

Ausier Vinícius é o convidado especial do show de abertura- Foto: Divulgação

Natural de Peçanha/MG, autodidata, Ausier é um dos maiores interpretes da obra de Waldir Azevedo, o maior vendedor de discos no Brasil, em todos os tempos cuja obra revelou as potencialidades do cavaquinho como instrumento solista, criando sucessos que percorreram o mundo e permaneceram em cartaz até hoje, como “Brasileirinho”, Pedacinhos do Céu” e “Delicado”. Ausier foi o fundador e mantenedor, por vários anos, do bar Pedacinhos do Céu, verdadeiro templo do Choro em Belo Horizonte. A oportunidade de ouvi-lo é preciosa, pois trata-se de um mito no gênero.

Na sequência, a partir das 21h30,  o grupo convidado para o show de samba será  o Choro e Samba de Quintal. Fundado em 2002, tem integrantes profissionais com experiência em lecionar música, além de ostentar um currículo com apresentações em países do exterior. São eles: Marcos Flávio, no trombone, Ramon Braga no pandeiro, Henrique 7 cordas, violão de sete cordas, Cleidiano Machado cavaquinho e Juninho Braga, no vocal.

Grupo Samba e Choro de Quintal faz o show de encerramento desta temporada do Festival. Foto: divulgação

O repertório do grupo é altamente dançante e aborda ritmos como o samba de gafieira, conferindo às apresentações um tom sempre alegre e interativo. Este sincopado é o molho do grupo, responsável pelos inúmeros convites que recebem para atuarem nos mais diversos locais do estado, se apresentando em festivais de samba, de gastronomia, de choro e de música popular de alta qualidade.

Eles, também, virão com um convidado muito especial: Pedro Mota no trompete. Professor na UFMG, músico elogiado, fará com o Marcos Flávio, solos inspirados na famosa dupla brasileira de trombone/trompete: Zé da Velha e Silvério Pontes. O repertório será composto levando em conta aqueles sambas que não deixam ninguém parado, exceto sim, com bem definiu Ataulfo Alves, for “ruim da cabeça ou doente do pé”!

Programe-se, convide os amigos e leve a família. O evento tem classificação livre e entrada gratuita.

Choro & Samba - Edição Mariana
Data: 21 de Outubro 2022 - Sexta-feira
Horário / Programação:
20h– Clube do Choro de BH convida Ausier Vinícius
21h30 – Clube do Choro de BH convida Grupo Samba e Choro de Quintal
Local: Praça da Sé - Mariana - MG
(festivalchoroesamba.art.br)

Festival Choro & Samba - Edição Mariana é uma realização do Clube do Choro de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Mariana, apoio cultural do Instituto Roque Camello e produção da Idear Produção Cultural & Artística.