SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

29 de junho de 2022

Coroando seu trabalho de pesquisa, Wander Conceição lança no próximo fim de semana, o livro “Desafinado – das cinzas da Acayaca à bossa-nova”.


A Mazza Edições lança, no próximo sábado (2), o livro "Desafinado - das cinzas da Acayaca à bossa-nova" de autoria do escritor Wander Conceição. Tendo como pano de fundo a história cultural, política e econômica de Diamantina, a obra mostra as influências que essa cidade mineira exerceu na evolução da música brasileira, ajudando a construir o ambiente musical carioca, onde a bossa-nova vicejou posteriormente. A cerimônia de lançamento acontecerá a partir das 20 horas, no Anfiteatro da UFVJM, em Diamantina e será abrilhantada pela apresentação da centenária Banda de Música do 3º Batalhão da PMMG.


DESAFINADO - das cinzas da Acayaca à bossa-nova

O pano de fundo do livro de autoria de Wander Conceição é a história cultural, política e econômica de Diamantina, seus costumes e tradições. Nele se descortina a forma como a pujança do diamante possibilitou que um pequeno arraial conseguisse oferecer contribuição maiúscula para a evolução do planeta e do Brasil.

Entre as influências que Diamantina exerceu no Brasil, revela-se, desde os primórdios, as composições sacras patrocinadas pelas ordens religiosas leigas que embasaram e deram sustentação à sua participação na evolução da música brasileira, ajudando a construir o ambiente musical carioca, onde a bossa-nova vicejou posteriormente.

Naquele cenário, emerge a importância da Igreja Católica para o aprimoramento da música em Minas Gerais e a forte colaboração que o folclore mineiro ofereceu para a construção da cultura popular brasileira e sua interferência na renovação das letras das canções.

Desafinado descreve a importância da opção pelo estado democrático como prerrogativa de governo feita pelo presidente Juscelino Kubitschek - fato determinante para o desenvolvimento das artes no Brasil. E nesse espaço-tempo, desde outrora tão musical, surge como mola propulsora da narrativa, a busca pela elucidação dos vários detalhes do empenho de João Gilberto em formatar o ritmo da bossa-nova nos meados da década de 1950 em Diamantina.

SOBRE O AUTOR

Wander Conceição  Foto: Divulgação
Wander Conceição nasceu em Diamantina – MG, em 12/09/1960. É músico violonista, cantor, poeta, pesquisador e escritor. Coautor dos seguintes livros:

- Caminhos do Desenvolvimento – síntese histórica da UFVJM. 2005
- La Mezza Notte – o lugar social do músico diamantinense e as origens da Vesperata. UFVJM: 2007
- A Terra, O Pão, A Justiça Social – a importante participação da Igreja Católica nas políticas públicas do Brasil. FUMARC: 2010

Em sua atuação como músico, montou o Musical Jobiniando, cujo repertório reúne músicas de Tom Jobim, com o objetivo de dar visibilidade ao seu trabalho de pesquisa sobre a influência da cultura de Minas Gerais para o surgimento da bossa-nova.

O musical tem sido apresentado em Diamantina com o acompanhamento da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina. Foi escolhido para representar a manifestação cultural do Brasil na Conferência de Nafsa em 2016, realizada em Denver, estado do Colorado – USA. Recebeu o convite para ser apresentado no salão nobre do Minas Tênis Clube II em Belo Horizonte no ano seguinte.

"Boto" - Orquestra Jovem de Diamantina. Adaptação / Regência - Reginaldo Cruz Voz e Violão - Wander Conceição


Coroando seu trabalho de pesquisa , Wander Conceição está lançando no próximo fim de semana, o livro “Desafinado – das cinzas da Acayaca à bossa-nova”, que trata da influência política, econômica e cultural mineira para a modernização da música brasileira. Seu trabalho já foi citado nos três maiores jornais de Minas Gerais, na Folha do Estado de São Paulo, no jornal O Globo do Rio de Janeiro, e teve uma resenha publicada da Revista da Academia Mineira de Letras.

Estejam todos convidados.