1 de julho de 2020

Coral de Trombones e Tubas da UFMG celebra de forma especial o Dia Nacional do Trombonista.

Coral de Trombones e Tubas da UFMG - Foto: Divulgação

No dia 1º de julho de 2003 falecia em BH, Paulo Lacerda, primeiro professor de Trombone da Escola de Música da UFMG e ex presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas. Carioca de nascimento, mas mineiro de coração, professor Paulão, como era chamado, deixou órfãos vários trombonistas pelo Brasil, que além de alunos, sempre o consideraram um "paizão".

Professor Paulo Lacerda - Foto: Eber Faioli
Sete anos depois, no mesmo 1º de julho, um outro forte baque atingiu todo o naipe de trombones no Brasil. Um grave acidente no interior da Paraíba ceifou a vida de três notáveis trombonistas brasileiros: Roberto Ângelo, Adenilton França e também o grande didata e performer Radegundes Feitosa Nunes, o primeiro Doutor em Trombone do Brasil.

Diante dessas tragédias coincidentes em mesma data e para que esta não ficasse marcada por tristezas mas, ao contrário, para celebrarmos todo o legado destes e de outros trombonistas exemplares, em 2011 a ABT decidiu, por unanimidade, instituir o dia 1º de julho como o Dia do Trombonista no Brasil.

Celebrando esta data, o Coral de Trombones e Tubas da UFMG produziu um vídeo comemorativo, uma edição especial com participação de 40 músicos tocando simultaneamente, cada um em sua casa, "Se todos fossem iguais a você", composição assinada por Tom Jobim e Vinícius de Moraes.
Este é um convite para que todos se unam a esta comemoração, desfrutando desta belíssima apresentação.

Marcos Flávio Aguiar - Presidente. da ABT
 é também associado ao Clube do Choro de BH
Em referência a esta data, o Dr. Marcos Flávio Aguiar Freitas, Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas, Prof. de Trombone da EM/UFMG, Coord. do Coral de Trombones e Tubas da UFMG, acrescenta: "neste momento, onde obrigatoriamente estamos em isolamento social, fazer este tipo de ação é a forma como nós, músicos, estamos encontrando para continuar a professar nossa arte. Além de comemorar o nosso dia, celebramos também os 30 anos de fundação do Curso de Trombone da Escola de Música da UFMG completados em 2020.
Estas datas teriam neste ano uma grande comemoração, já que para o próximo mês de agosto estava programada a realização do Encontro da ABT, cuja edição ocorreria em Belo Horizonte.
Em decorrência da Pandemia da COVID 19, o evento foi adiado para nova data ainda a ser definida. Mas com este vídeo desejamos também amenizar, com a nossa música, os efeitos do isolamento social e dar um grande viva saudando a música, os 30 anos do Curso de Trombone na UFMG e todos os trombonistas do Brasil!"

A produção deste post contou com a colaboração de Marcos Flávio Aguiar  a quem o Clube do Choro de BH agradece.