11 de outubro de 2019

Marcos Flávio Aguiar é o novo Presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas.

Marcos Flávio Aguiar - Foto: divulgação

O associado ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio Aguiar acaba de assumir como o novo Presidente da ABT - Associação Brasileira de Trombonistas, entidade fundada em 1995, com sede em Brasília. Marcos Flávio é considerado hoje uma referência na performance do Trombone no Brasil, tanto no meio erudito quanto popular.

Doutor em Música/Performance pela UFMG e Mestre e Bacharel pela mesma instituição, Marcão, como também é conhecido, é natural de Mateus Leme (MG) onde começou a tocar aos 9 anos de idade, na banda de música local. Hoje, atua como professor da Escola de Música da UFMG e como regente da Orquestra de Choro da instituição, além de ser convidado dos maiores festivais de música do Brasil, onde geralmente leciona trombone ou aspectos interpretativos da prática do Choro.
Mesmo com uma agenda intensa de show e atividades acadêmicas, ele mantém sua presença assídua nas confraternizações e eventos do Clube do Choro de BH, compondo o grupo de músicos associados que atuam nas atividades de divulgação e difusão do Choro na capital e por toda Minas Gerais.

Com seu grupo Choro de Minas foi o primeiro grupo do Estado a ser convidado para se apresentar no prestigiado Clube do Choro de Brasília, com grande sucesso de público e critica, segundo o Correio Brasiliense.
Já dividiu o palco com músicos como Maria Schineider (EUA), Frank Sinatra Jr. (EUA), Bil Allread (EUA), Jeff Rupert (EUA), Jacques Mauger (FRA), Rosa Passos, Gal Costa, Ivan Lins, Chico Amaral, Zé da Velha, Joel Nascimento, Henrique Cazes, Silvério Pontes, Carlos Malta, Juarez Moreira, Nivaldo Ornelas, dentre outros. Também foi músico convidado de várias gravações em CDs e Dvds de vários artistas, além de ter gravado os próprios: "Coletânea" (2015), Trombones Geraes (2007) e "Chorobone" (2005).

NOVO PRESIDENTE DA ABT

Sobre sua eleição ao cargo de atual Presidente da ABT, Marcos Flávio Aguiar comentou: "são 20 anos de participação ininterrupta em todos os Festivais da ABT, cultivando as velhas amizades e sempre fazendo novos amigos. Agradeço imensamente a todos os ex-presidentes que alimentaram o sonho desta Associação e que tornaram possível nossa comemoração de 25 Anos da ABT no Festival em Belém/PA, este ano. Espero sinceramente estar à altura desta responsabilidade, e juntamente com nossa diretoria, conduzir a ABT objetivando a difusão do conhecimento, a divulgação de nosso instrumento e a união entre todos."

Como ações em sua gestão, Marcos Aguiar pretende viabilizar a participação de Belo Horizonte como sede do XXVI Festival Brasileiro de Trombonistas, no próximo ano. Fato que movimentará a cena musical da capital mineira, trazendo vários instrumentistas de renome nacional e atividades de musicais de grande interesse para apreciação de outros profissionais e estudantes de música de todo o Brasil.

Ao grande mestre e companheiro, Marcos Flávio Aguiar, o Clube do Choro de BH dedica seus cumprimentos e votos de muito sucesso na atuação como novo Presidente da ABT.