2 de março de 2018

Premiações de música do BDMG Cultural estão com inscrições abertas e ofertando novos valores.

A música sempre foi prioridade para o BDMG Cultural, merecendo projetos que existem há décadas. Em 2018, a instituição reforça o seu compromisso com os músicos e compositores mineiros, com alterações de valores em suas principais premiações e a criação de um novo prêmio, em homenagem ao músico Flávio Henrique, que sempre militou pelos artistas e pela produção mineira.

No dia 23 de fevereiro, foram lançados os editais do 18º Prêmio BDMG Instrumental, destinado a compositores, instrumentistas e arranjadores de música instrumental, mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos; do Prêmio Marco Antônio Araújo, que existe há 15 anos e consagra o melhor CD autoral, instrumental e de produção independente produzido no ano anterior à premiação; e o inédito Prêmio Flávio Henrique, que destacará o melhor CD autoral , de canção brasileira e independente de músicos mineiros ou residentes no estado, que reforce a qualidade e produção criativa em Minas Gerais.

A maior alteração nos prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo foi o aumento no valor das premiações. Este ano, os vencedores do BDMG Instrumental receberão R$12 mil, além dos tradicionais shows em Belo Horizonte, no CCBB-BH, com a participação de um convidado especial, e em São Paulo, no “Instrumental Sesc Brasil”, do Sesc São Paulo. O vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo levará para casa R$10 mil, mais do que o dobro do ano passado.

Coordenadora dos projetos de música do BDMG Cultural há mais de dez anos, Beth Santos explica que este tipo de alteração só acrescenta às premiações que são referência em todo o país e têm o aval de importantes músicos do cenário instrumental brasileiro. “O BDMG Cultural tem como uma de suas principais missões o fomento, a formação e a renovação do cenário musical, o que também envolve a apresentação de novos trabalhos que revelem para o público a criatividade e a qualidade da produção mineira. Os prêmios BDMG Instrumental e Marco Antônio Araújo contribuem para o incentivo a uma nova geração de músicos. O aumento da premiação é mais do que valor, mais um fomento a esses artistas que tanto se dedicam a música”, explica.

Premiação para a canção brasileira e homenagem a Flávio Henrique

Criar uma premiação que consagrasse os cantores e cantoras mineiros sempre foi um desejo do BDMG Cultural. Assim como o Prêmio Marco Antônio Araújo, o Prêmio Flávio Henrique vem para ampliar o portfólio do instituto e homenagear um grande parceiro, dono de uma inquietação artística que proporcionou um legado singular, repleto de melodias, canções e inspirações.

Para o presidente do BDMG Cultural, o jornalista Rogério Faria Tavares, o Prêmio Flávio Henrique é uma ação concreta de fomento à produção mineira. “ O estado conta com compositores e cantores de primeira linha, que merecem ser incentivados e reconhecidos. Essa é a função do instituto, que entende a cultura como motor primordial do desenvolvimento e fator de inclusão social”, explica.

Homenageando este importante instrumentista, cantor e compositor, a premiação selecionará, anualmente, o melhor CD autoral, de canção brasileira e independente de músicos mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos, que reforce a qualidade e produção criativa em Minas. O vencedor receberá premiação no valor de R$10 mil no dia da finalíssima do 18º Prêmio BDMG Instrumental, em maio, no Teatro Sesiminas.

As inscrições para as três premiações poderão ser realizadas, gratuitamente, de 23 de fevereiro a 30 de março.

- Prêmio Flávio Henrique

Público Alvo: Compositores mineiros ou de outros estados, desde que comprovadamente residentes em Minas Gerais
Objetivo: O prêmio destacará o melhor CD autoral , de canção brasileira e independente de músicos mineiros ou residentes no estado, que reforce a qualidade e produção criativa em Minas Gerais.
Valor: O vencedor receberá premiação no valor de R$ 10 mil.
Prazo para envio de propostas: 30/03/2018
Mais informações pelos telefones 31 3219-8656 e 3219-8691 ou pelo e-mail premioflaviohenrique@bdmg.mg.gov.br

- 18º Prêmio BDMG Instrumental

Público Alvo: Compositores e arranjadores de música instrumental de Minas Gerais
Objetivo: O prêmio é destinado a compositores, instrumentistas e arranjadores de música instrumental, mineiros ou residentes no estado há mais de dois anos.
Valor: Os 4 vencedores receberão R$ 12.000,00 (doze mil reais) e shows em Belo Horizonte, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), e em São Paulo.
Prazo para envio de propostas: 30/03/2018
Mais informações pelos telefones 31 3219-8656 e 3219-8691 ou pelo email bdmginstrumental@bdmg.mg.gov.br.

- Prêmio Marco Antônio Araújo

Público Alvo: Compositores e arranjadores de música instrumental de Minas Gerais
Prazo para envio de propostas:30/03/2018
Mais informações pelos telefones 31 3219-8656 e 3219-8691 ou pelo e-mail bdmginstrumental@bdmg.mg.gov.br.