13 de setembro de 2016

SESC celebra 70 anos com "Piquenique Cultural" em BH. Entre as várias atrações, grupos de Choro mineiro e paulista.

Domingo combina com parque, que combina com piquenique, que combina com família, que combina com música, que combina com festa. Com esses ingredientes, o Sesc celebra, em Belo Horizonte, os seus 70 anos de atuação no Brasil. Em 18 de setembro, das 12h às 18h, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti sediará o aniversário do Sesc em uma grande comemoração: um piquenique cultural recheado de circo, teatro, contação de histórias e uma viagem ao longo dos últimos 70 anos da MPB. Entre as atrações, grandes artistas brasileiros como o cantor, violinista e compositor mineiro João Bosco, o cantor, violinista e compositor e escritor gaúcho Vitor Ramil e o percussionista carioca Marcos Suzano e grupos de Choro mineiro e paulista. Além disso, um encontro de food trucks levará sabores selecionados especialmente para o piquenique.

CHORINHO NO PIQUENIQUE
O Conjunto Isto é Nosso, uma das atrações, leva o Chorinho para o parque.
A festa também contará com diversas atrações culturais selecionadas pelo Sesc Fomenta Cultura. Na música, o conjunto mineiro Isto é Nosso será o anfitrião da Orquestra de Choro Campineira, de Campinas-SP, e do Duo Finlandia, de Brasília-DF.

O Conjunto Isto é Nosso vem se destacando no cenário de Belo Horizonte por cultivar a maneira peculiar de executar o choro, em que os violões de sete e seis cordas dialogam em contrapontos e, junto ao ritmo do cavaquinho e do pandeiro, formam a base perfeita para que o bandolim e a flauta solem a melodia. No repertório, o conjunto também rende homenagens aos grandes mestres, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.
A singular Orquestra de Choro Campineira une a formação tradicional do choro a das gafieiras. Composta por profissionais que se destacam no cenário instrumental e desenvolvem importantes pesquisas relacionadas ao desenvolvimento da música brasileira, a orquestra tem se apresentado em palcos de grandes eventos, como o Festival de Inverno de Campos do Jordão e o Festival Grandes Bandas. Suas obras são rearranjadas coletivamente, criando espaço para que todos os instrumentos sejam igualmente valorizados e levando aos palcos um formato dançante e rico em linguagens brasileiras.

Além disso, outras atrações musicais e diversas intervenções circenses estão programadas durante as comemorações.  A curadoria de Cultura do Sesc pensou a programação do evento com a ideia de promover artistas locais e de outros estados do país, além de estimular o convívio e experiências em família. No palco, os artistas farão, durante toda a tarde, uma mostra-recorte da história da música brasileira ao longo dos últimos 70 anos, com canções e apresentações instrumentais.

Palco
12h: Conjunto Isto é Nosso
13h: Orquestra de Choro Campineira
14h: Duo Finlandia
15h: Vitor Ramil com Marcos Suzano
16h30: João Bosco

Contação de histórias
12h às 16h: Grupo Aldeia e Jhê Delacroix
Intervenções circenses
12h às 13h: Cia El Individuo
14h às 15h: Rodrigo Robleño

Teatro lambe-lambe
14h às 18h: Grupo Girino

Aniversário Sesc 70 Anos – Piquenique Cultural
Prepare a cesta, reúna a família e venha comemorar os 70 anos do Sesc!
Data: 18/9 (domingo)
Horário: das 12h às 18h
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377 - Centro, Belo Horizonte)
Entrada e programação gratuitas