11 de fevereiro de 2015

Em meio ao turbilhão do pré-Carnaval, há espaço para um super concerto com obras de Villa Lobos.


Heitor Villa Lobos
A Orquestra Sinfônica de Minas Gerais apresenta concerto dedicado a Heitor Villa-Lobos na série Sinfônica no Museu, desta vez como parte da programação do 9º Verão Arte Contemporânea. Sob regência do maestro Marcelo Ramos e com participação da soprano convidada Eliseth Gomes, a apresentação acontece no dia 12 de fevereiro, às 20h, no Museu Inimá de Paula, com entrada franca.

No início da carreira, até a década de 30, Villa-Lobos compôs obras com uma linguagem experimental e arrojada. Depois deste período, optou por um estilo mais tradicional, sempre nacionalista. O interessante, no caso do compositor, é o modo como essa divisão acontece. Villa-Lobos inverte a lógica da maioria dos compositores que começam suas carreiras em estilos tradicionais e depois inserem elementos de experimentação.

Foto: Paulo Lacerda

SOBRE O CONCERTO
No concerto da OSMG no Verão de Arte Contemporânea de 2015, o maestro Marcelo Ramos optou por um programa que ressalta as diferenças entre essas duas linguagens principais, com duas obras do fim da carreira do compositor, a Suíte de Câmara No. 2 (de 1959, última obra escrita por Villa-Lobos e inédita em BH) e as quatro Canções do ballet A Floresta do Amazonas, interpretadas por Eliseth Gomes.
A composição Verde Velhice também será tocada pela primeira vez na capital mineira. Completam o programa o Choro No. 7, escrito para um grupo de câmara e as Bachianas No. 5, apresentada em sua versão original para oito violoncelos e soprano.


SERVIÇO
Sinfônica no Museu | Verão Arte Contemporânea 2015: OSMG em concerto dedicado a Heitor Villa-Lobos
DATA: 12 de fevereiro - quinta
HORÁRIO: 20h
DURAÇÃO: 1h
LOCAL: Museu Inimá de Paula - R. da Bahia, 1201 - Centro - Belo Horizonte
INFORMAÇÕES: (31) 3236-7400