26 de junho de 2014

Festival de Inverno Ouro Preto e Mariana promete muitas atrações. Inclusive, Choro na programação.

Com o tema Entrecorpos, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 traz ao público, entre os dias 4 e 20 de julho, diversas atrações culturais espalhadas por diferentes locais das duas cidades. Shows, exposições, oficinas, peças de teatro e de dança, mostras de cinema e atividades para as crianças integram a programação do evento.

Conforme edições anteriores, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2014 vai oferecer ao público 17 dias de pura efervescência cultural. A expectativa da coordenação do Festival de Inverno é que atraia cerca de 170 mil pessoas nas três semanas. O evento é conhecido por evidenciar a cultura regional e reconhecido como o mais tradicional de Minas. Congrega uma série de atividades culturais. As curadorias envolvem Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Música, Literatura, Infantojuvenil, Patrimônio e Festival com a Escola. A realização é da Universidade Federal de Ouro Preto, da Fundação Educativa Ouro Preto e das Prefeituras de Ouro Preto e Mariana.

O Choro estará presente no festival e o público poderá apreciar o gênero em vários shows:

TRIO CORRENTE – ABERTURA DO FESTIVAL DE OURO PRETO E MARIANA
Trio Corrente - Foto: Laura del Rey
Nos últimos doze anos, o Trio Corrente – Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro - vem criando um som original, interpretando de forma única os clássicos do choro e da MPB, além de um crescente repertório autoral. Nas performances do Trio, aliam-se em um agradável equilíbrio solos virtuosísticos e momentos de rara sutileza. O Trio Corrente é ganhador do Grammy Award 2013 melhor álbum latin jazz com o disco Song for Maura, gravado com Paquito D’Rivera.
Data: 04/07/2014
Hora: 20h00
Local: Teatro Ouro Preto - Parque Metalúrgico Augusto Barbosa - Centro de Artes e Convenções da UFOP - Rua Diogo de Vasconcelos, 328 - Pilar
Ouro Preto - MG

QUADRILHAS BRASILEIRAS COM "CHOROS DE CÂMARA"
Choros de Câmara: Foto: divulgação
Choros de Câmara é um projeto idealizado por Victor de Mello Lopes e tem como principal objetivo, pesquisar, divulgar e produzir obras que se relacionem com a cultura brasileira, em especial, aquelas que transitam entre o "erudito e o popular", usando como linha guia o Choro.
Data: 09/07/2014
Hora: 21h00
Local: Museu da Musica - Rua Cônego Amando, 161
Mariana - MG

CONCERTO COMENTADO – QUADRILHAS BRASILEIRAS COM "CHOROS DE CÂMARA"
Choros de Câmara - Foto: Alberto Rocha
O Concerto comentado “Quadrilhas Brasileiras” será apresentado pelo grupo “Choros de Câmara”, um projeto idealizado por Victor de Mello Lopes e tem como principal objetivo, pesquisar, divulgar e produzir obras que se relacionem com a cultura brasileira, em especial, aquelas que transitam entre o "erudito e o popular", usando como linha guia o Choro.
Data: 10/07/2014
Hora: 16h00
Local: Departamento de Música – DEMUS Campus Universitário - Morro do Cruzeiro
Ouro Preto – MG

Confira a  programação completa no site do evento.