14 de abril de 2023

Projeto "O Choro desta cidade sou eu" estreia amanhã. Orquestra de Choro UFMG e a cantora Clélia Santos são as atrações.

Durante o mês de abril, quando se comemora o Dia Nacional do Choro, a capital mineira receberá um grande evento com a participação de diversos grupos ligados ao Clube do Choro de BH. Nesta edição do O CHORO DESTA CIDADE SOU EU – Clube do Choro de Belo Horizonte o público terá a oportunidade de assistir a shows de diversas formações, da velha guarda até jovens instrumentistas, músicos profissionais e amadores e verá o encontro de gerações em nossas rodas de Choro na Feira Tom Jobim. O evento com acesso gratuito estreia neste sábado (15), às 11 horas e trará como atrações a Orquestra de Choro UFMG e a cantora Clélia Santos.

A ORQUESTRA DE CHORO DA UFMG abrirá o palco às 11 horas, se apresentando com uma formação de 25 instrumentistas, sob a regência do maestro Marcos Flávio Aguiar.
A orquestra surgiu através da disciplina Práticas Interpretativas do Choro I e II, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos Flávio A. Freitas na Escola de Música da UFMG. O projeto visa a formação de novos intérpretes do gênero, divulgação do Choro e consequentemente a formação de público.

A orquestra de Choro da UFMG, sob regência de Marcos Flávio Aguiar é quem abrirá o evento.
O grupo é composto por flautas, saxofones, trompete, trombones, tuba, baixo acústico, violões, cavaquinho, pandeiro e bateria, todos alunos dos cursos da Escola de Música da UFMG. O repertório reúne basicamente, orquestrações originais feitas pelo grande mestre Pixinguinha, de suas próprias obras, além de arranjos cedidos e feitos especialmente para esta formação. O público poderá ouvir as seguintes peças assinadas por Pixinguinha: Ele e Eu; Ingênuo; Cheguei Lamentos; Ainda me recordo; Pula Sapo; Gaúcho, Segura Ele e 1X0. Também estão no repertório as composições  Flor de Abacate de A.Sandim e O Sapo e o Grilo, do compositor mineiro Geraldo Alvarenga.

Na sequencia, a partir das 13 horas, quem sobe ao palco é a conhecida cantora das rodas de Choro e Samba de BH, a associada ao Clube do Choro de BH, CLÉLIA SANTOS

Grande interprete da música popular brasileira ela será acompanhada pelo regional integrado pelos músicos: Marcelo Geraldo Umbelino (sax e flauta), Renato Barbuda Pinto (Violão de 6 cordas), Samir de Almeida Valente (Pandeiro) e Fabio Henrique de Morais (Miudinho) no cavaquinho.
Clélia nasceu em Belo Horizonte e está ligada à musica desde criança através do incentivo de sua família, principalmente por seu pai, o famoso Evangelista, seresteiro de Diamantina. Acompanha com ouvidos atentos as evoluções da música popular brasileira e mundial, já que os estudos e o trabalho delimitaram sua vocação somente a cantorias de festas mais íntimas.

Clélia Santos  também será  atração neste sábado.
Foi em uma viagem ao Canadá, há mais de 10 anos, que perdeu a timidez e soltou a voz, a pedidos de amigos, em um bar português em que o cantor e dono do bar estava rouco. Clélia cantou o fado Coimbra acompanhada por uma guitarra portuguesa, recebendo muitos aplausos e a partir daí, incentivos para cantar. Chegando ao Brasil, começou a estudar: dois anos de MPB na escola de música Acorde e um ano e meio de técnica vocal com a professora Mary Harmendamy. Sua preocupação com o aprimoramento das técnicas vocais é constante e plenamente recompensada pelos aplausos dos que a ouvem. Seu universo musical não tem fronteiras, por isto, o repertório abrange compositores dos mais variados ritmos e tendências, unindo apreciadores de todas as idades quando se apresenta.

Programe-se e convide os amigos.

O CHORO DESTA CIDADE SOU EU -Clube do Choro de BH
Datas: 15 de abril 2023 - sábado
Local: Feira Tom Jobim – Av. Carandaí, 600 – Funcionários
Evento gratuito, censura livre, com acessibilidade e inclusão.
Maiores informações: (31) 3422-4659

O projeto o Choro desta Cidade Sou Eu é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, realização da Idear Produção e Clube do Choro de Belo Horizonte.

Fotos em destaque: Orquestra de Choro UFMG - Foto: Marcos Flávio Aguiar/ Clélia Santos - Foto: Actionbhz