10 de junho de 2020

Celebrando 70 anos de Guinga: a pura melodia e os mais belos acordes do subúrbio carioca soam das janelas mineiras.

Guinga. Foto: divulgação
Hoje celebramos 70 anos de vida do compositor e violonista Carlos Althier de Sousa Lemos Escobar, o Guinga.  Ele nasceu em 10 de junho de 1950, em Madureira, bairro do subúrbio do Rio de Janeiro e ao longo de sua carreira nos tem proporcionado algumas das mais lindas melodias da música contemporânea brasileira.

Guinga aprendeu a tocar violão acompanhando sua mãe cantando e para além de compositor, formou-se em Odontologia em 1975 e mesmo trabalhando nesta profissão, como violonista acompanhou vários artistas renomados. Esteve no palco ao lado de Clara Nunes, Beth Carvalho, Alaíde Costa, João Nogueira, Cartola, Elza Soares, Nana Caymmi, Zezé Gonzaga, Miúcha, Leila Pinheiro, Mônica Salmaso, entre muitos outros.

Tem dez discos gravados, todos bem recebidos pela crítica especializada. O seu disco ”Cheios de Dedos”, recebeu prêmio Sharp como melhor disco instrumental de 1996. Recebeu também várias indicações ao Grammy Latino: Melhor Álbum de Música Popular Brasileira em 2002, 2004 e 2007, Melhor Álbum Instrumental 2012, entre muitos outros prêmios de destaque no cenário musical.
Em 2002, sua biografia, "Guinga, os mais belos acordes do subúrbio", escrita pelo jornalista Mário Marques foi publicado pela Editora Gryphus. No ano seguinte, a mesma editora lançou o songbook "A Música de Guinga", com partituras de grande parte da obra do autor.

Guinga marcou sua comemoração dos 70 anos com o projeto "Guinga e as Vozes Femininas" contando com a presença das cantoras Mônica Salmaso, Leila Pinheiro, Gioia Persichetti e Anna Paes e os violonistas Jean Charnaux e Thiago Amud para tocar e cantar as músicas que marcaram suas parceiras com o compositor. Devido à Pandemia do Coronavírus, o show marcado para acontecer no CBBB no Rio de Janeiro, foi realizado sem plateia e transmitido pelo Youtube

Das Janelas mineiras.
Nossa homenagem aos 70 anos deste grande compositor chega da janela do instrumentista e compositor mineiro, André Oliveira. Através do seu projeto "Entre Janelas" ele tem produzido uma série de videos onde recebe vários músicos convidados para belíssimas interpretações da música brasileira.
Neste vídeo lançado em maio deste ano, o Entre Janelas nos traz a composição de Guinga, "Choro pro Zé", com Matheus Ribeiro no acordeon e André Oliveira no violão de 7 cordas .
Apreciem a beleza deste Choro.