20 de abril de 2020

O cavaquinista Lucas Ladeia chega ao Palco Carinhoso cheio de saudade e homenageando um trio de ouro.

Nesta semana do Choro de 2020, diante do confinamento social, o Clube do Choro de Belo Horizonte presta sua homenagem aos chorões da cidade em forma de vídeos, com o projeto "Palco Carinhoso".  E hoje, quem chega por aqui, cheio de saudade e muito carinho é o compositor e cavaquinista, Lucas Ladeia. Para seu registro colaborativo, ele escolheu uma composição do grande mestre Waldir Silva, a mesma com a qual, em abril de 2014, homenageou o compositor participando do espetáculo "Brasil chora Waldir", produzido pelo Clube do Choro de Belo Horizonte, no teatro Cine Brasil Valourec. Sobre a escolha desta composição ele nos diz "é uma alegria poder fazê-lo outra vez e ser veículo das bênçãos que ela consigo carrega".

Lucas Ladeia é graduado em Música pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele estudou cavaquinho com o professor Dudu Braga, na Funarbe (Fundação Artística de Betim) e já  se apresentou em diversos projetos como o Savassi Festival, Festa da Música e Projeto Pizindim.  Lucas já foi selecionado pelo programa Jovem Instrumentista BDMG e venceu o Festival Choro Novo, em 2011, além de várias outras premiações importantes, conquistadas com os grupos musicais dos quais participa.:Toca de Tatu e Assanhado Quarteto. Com estes, gravou os CD`S “Meu amigo Radamés” (2013), “Afinidade” (2017) e  ¨Feira" (2015) e realizou também turnês internacionais para divulgação da música brasileira, tendo o Choro como destaque.

Sobre sua homenagem Lucas diz: "eu deixo aqui a minha para o saudoso Waldir Silva, interpretando seu lindo Choro: Uma saudade. Saudade que aprendi com esses inesquecíveis chorões que nos deixaram pra arrebatar corações em outras esferas da consciência humana.
Saudade de conviver com a simplicidade do Waldir, com o carinho e respeito que ele demonstrava - e demonstra - para com todos.
Saudade que é aquele sentimento bom de saber que existem no mundo e na eternidade do espírito, bilhões de almas que só querem o bem, só buscam a harmonia, que gostam de gente e de música.
Saudade que é a certeza do reencontro, agora mesmo, através da melodia que nos une no tempo e no espaço. Estamos juntos, Waldir Silva, Seu Mozart, Bolão e todos os chorões e músicos do Brasil e do mundo. A esperança segue fluindo nas belezas que nos deixaram! Paz e bem."

Com esta declaração que ultrapassa o carinho e alcança nossa alma, abrimos o "Palco Carinhoso" para a apresentação de Lucas Ladeia:

Lançado em julho de 2015, o DVD "Brasil chora Waldir" registra o grande show comemorativo ao Dia Nacional do Choro que ocorreu no Cine Theatro Brasil Vallourec, em 23 de abril de 2014. Trata-se de um documento histórico, que marcou uma noite muito especial dedicada aos dois grandes e saudosos cavaquinistas e compositores brasileiros, Waldir Silva e Waldir Azevedo, homenageados por músicos, instrumentistas, solistas e intérpretes do Choro de Belo Horizonte. Entre eles, Lucas Ladeia.

Salve Waldir Silva, Mozart Secundino, Raimundo José dos Reis (Bolão) e todos os Chorões. Viva o Choro!