SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

25 de abril de 2019

GRANDE ESPETÁCULO TRAZ INSTRUMENTISTAS CONSAGRADOS A BH E DÁ CONTINUIDADE À SEMANA NACIONAL DO CHORO 2019.


A Semana Nacional do Choro 2019, uma parceria entre o Clube do Choro de BH, SESC MG e Idear Produções, começa amanhã (26) e traz também, no sábado e domingo, diversas atrações gratuitas para os amantes do Chorinho. Neste fim de semana, os shows acontecem dentro do Projeto Minas ao Luar Especial e se estenderão, através do BH Choro que acontece de 3 a 6 de maio. 

Amanhã, o show de abertura , acontece na Praça ABC (em frente ao Dalva Botequim - Rua Ceará, 1548), a partir da 18h30. As atrações serão Túlio Araújo e Choro Amoroso que convidam o flautista Bruno Teixeira. Em seguida, a apresentação será do Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte, integrado por seus músicos associados, convidando a flautista Mariana Bruekers.

No sábado (27), o show tem início às 17 horas e será com a Orquestra Já Te Digo que se apresenta em grande estilo, convidando o flautista Marcelo Chiaretti. Na sequencia, o Choro continua com máxima alegria. Será a vez do Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte ocupar o palco, convidando a flautista Raissa Anastásia.

Domingo (28) será o dia de grandes atrações que acontecerão no super palco montado na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. A programação com início às 9 horas terá transmissão ao vivo pela Rádio Itatiaia, no programa A Hora do Coroa, apresentado pelo radialista e Presidente do Clube do Choro de BH, Acir Antão.

O Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte, formado por instrumentistas associados abrirá o espetáculo convidando o flautista Pedro Alvarez (Cabral)

Pedro Alvarez (Cabral) - Foto: Maria Cristina Alvarez Leite
Desde 2010, Pedro Alvarez apresenta-se como flautista, sempre tendo o choro como principal referência. Formou-se nas rodas de Choro de Belo Horizonte, dentre as quais se destaca a que acontece no Bar do Salomão desde 2009, no bairro Serra. Participou de vários eventos culturais e apresentações em diversas cidades como: Tiradentes, Ouro Preto, Belo Horizonte, Betim, Contagem, Visconde do Rio Branco, São Luís do Maranhão, Porto Velho, Guajaramirim e Lisboa.

Nesses encontros conheceu vários músicos e passou por diversos grupos de Choro, primeiramente nos conjuntos Canela de Ema e Horas Vagas e, posteriormente, o Conjunto Isto é Nosso, Regional do Salomão e Regional da Serra. Apresentou-se em eventos e rodas de choro com alguns consagrados músicos como Zé da Velha e Silvério Pontes, Paulão 7 cordas, Hamilton de Holanda, João Camarero, Paulinho Pedra Azul, Antônio Rocha, Regional Imperial, Eduardo Neves, Yamandu Costa, dentre outros.

O espetáculo continua com Choro da Mercearia convidando o flautista Alexandre Romanazzi.

Choro da Mercearia - Foto Natália Gomes
O grupo Choro da Mercearia é composto por músicos reconhecidos na cena mineira: Sílvio Carlos (7 cordas), Raissa Anastásia (flauta), Marcos Ruffato (bandolim), Du Macedo (cavaco) e Analu Braga (pandeiro). Surgido em 2017, com apresentações semanais na extinta Mercearia Maria Flor, no bairro Santa Tereza, as rodas sempre foram marcadas por um clima leve e animado, e ainda acontecem semanalmente, às terças-feiras, no Butiquim do Walter, com crescente adesão da classe musical mineira e do público.


Alexandre Romanazzi
Alexandre Romanazzi- Foto: Netinho Albuquerque
Gravou com grandes nomes da MPB, tais como Nelson Sargento, Monarco, Herivelto Martins, Moreira da Silva, Carmem Costa, Jamelão, Mário Lago, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Martinho da Vila, Braguinha, Carlos Poyares, Altamiro Carrilho, Guilherme de Brito, Mestre Marçal, Zeketi, João Nogueira, Délcio Carvalho, Noca da Portela, Ney Lopes, Wilson Moreira, Elton Medeiros e Zezé Gonzaga entre outros. Fez parte da Banda do Luiz Melodia com o show Estação Melodia, do espetáculo Histórias de Um João de Barro da Bia Bedran, do Conjunto Samba Bom e do Conjunto Instrumental Pé de Moleque. Hoje faz parte do Conjunto Forró do Kiko, Grupo Folclórico e Carnavalesco Cordão do Boitatá, Conjunto Gafieirando e do Coletivo Choro Na Rua, que se apresenta em praças e nas ruas do Rio de Janeiro e de todo o Brasil.

FAMÍLIA ERNEST - o grande destaque nesse domingo. 

O grande destaque da programação neste domingo é a flautista Odette Ernest, nome importante da história do choro no Brasil e que tem notória representatividade neste estilo musical prioritariamente masculino. A partir das 11 horas, a atração será a “Família Ernest”, com a presença das flautistas, mãe e filha, Odete Ernest e Andrea Ernest, acompanhadas por regional com nomes consagrados no choro nacional.
Odette Ernest e Andrea Ernest - os destaques neste domingo. Foto: divulgação.

Marie Thérèse Odette Ernest Dias (Paris, 2 de fevereiro de 1929) é uma concertista e flautista francesa que chegou ao Brasil aos 20 anos para integrar a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Orquestra Sinfônica Nacional, participou de momentos importantes da história musical do Brasil, e dedica-se até hoje à pesquisa e ensino de música, além das atividades como instrumentista.

Naturalizada brasileira, Odette Ernest estudou flauta transversal, história da música e estética no Conservatoire National Superieur de Paris, onde obteve em 1951 o primeiro prêmio em flauta e a primeira medalha de estética. Conquistou por unanimidade a primeira medalha de flauta no Concurso Internacional de Genebra (Suíça) e, em 1952, a convite do maestro Eleazar de Carvalho, veio para o Brasil para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira, permanecendo até 1969.

Fez parte das orquestras da Rádio Tupi, da Rádio Mayrink Veiga, da Rádio Nacional e da TV Globo. Participou de gravações com inúmeros artistas da música popular, inclusive da histórica gravação, em 1958, de músicas de Tom Jobim por Elizeth Cardoso. Exerceu as funções de solista de orquestra, recitalista e camerista, sendo inclusive fundadora da Camerata do Rio. Atuou como professora do Conservatório Brasileiro de Música e dos Seminários de Música Pró-Arte (RJ).

De 1974 a 1994, residindo em Brasília, foi titular da Universidade Federal de Brasília por notório saber, atuando como professora de flauta, estética e musicologia. Atuou também como professora visitante da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, em 1982; como professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais em 1992; e como professora convidada pela Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte.

Mãe dos instrumentistas Carlos, Jaime, Elizabeth, Cláudia e Andréa Ernest Dias, toca frequentemente em duo com Elza Kazuko Gushikem (piano), com Jaime Ernest Dias (violão), Roberto Rutigliano (bateria) ou Bridget Moura Castro (piano).

Nesse domingo, a "FAMÍLIA ERNEST" estará representada também pela flautista Andrea Ernest.
Durante 28 anos foi flautista solista da Orquestra Sinfônica Nacional–UFF (1991 a 2019). Atualmente integra os grupos Trio 3-63, Abstrai Ensemble, Banda Ouro Negro, Carlos Malta & Pife Muderno e o Duo Andrea Ernest Dias & Elodie Bouny. Fez parte da Orquestra Pixinguinha e Orquestra de Música Brasileira, do Quinteto Pixinguinha e da Banda de Câmara Anacleto de Medeiros. Doutora em flauta pela Universidade Federal da Bahia e autora do livro Moacir Santos, ou os Caminhos de um Músico Brasileiro (Edições Folha Seca/CEPE, 2014/2016). Idealizadora e diretora artística do Festival Moacir Santos.

FLAUTA O INSTRUMENTO EM DESTAQUE.

Na edição 2019 da Semana Nacional do Choro, a flauta será o instrumento de destaque. A programação trará um elenco de flautistas que irão abrilhantar todas as apresentações e o show de encerramento das apresentações no domingo será para referenciar este importante instrumento nas formações e composições do Choro. Para isto, se encontrarão no palco, Odete Ernest, Alexandre Romanazzi, Mariana Bruekers, Raissa Anastásia, Andrea Ernest e Pedro Alvarez.

A semana continua em maio, deste vez dentro da programação do BH CHORO, com seis shows, em três dias e dois locais distintos. Continue acompanhando e prestigiando a programação.