22 de abril de 2019

SHOW DE ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO CHORO 2019 ACONTECE NA PRÓXIMA SEXTA, COM ENTRADA FRANCA.

Pelo terceiro ano consecutivo, a parceria entre o Clube do Choro de Belo Horizonte e o Sesc MG possibilita a realização da Semana Nacional do Choro, em Belo Horizonte. Nas edições anteriores, o evento promoveu um número expressivo de shows, em diferentes locais da Capital e proporcionou ao público, dezenas de atrações gratuitas com instrumentistas de destaque no cenário nacional e internacional. E em 2019 não será diferente.

A Semana Nacional do Choro 2019 têm início no dia 26 e  estende-se até o dia 5 de maio, em seis dias de evento. O show de abertura, acontece na próxima sexta, a partir da 18h30, na Praça ABC (em frente ao Dalva Botequim - Rua Ceará, 1548) e acontece dentro do projeto Minas ao Luar - Especial Semana Nacional do Choro.

Nessa noite, as atrações serão Túlio Araújo e Choro Amoroso que convidam o flautista Bruno Teixeira.
E em seguida, a apresentação será do Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte, integrado por seus músicos associados, convidando a flautista Mariana Bruekers.

TÚLIO ARAÚJO E CHORO AMOROSO CONVIDAM O FLAUTISTA BRUNO TEIXEIRA

Túlio Araújo e o Choro Amoroso - Foto: divulgação
Túlio, que não esconde sua base musical vinda do Baião de Luiz Gonzaga e do Rojão de Jackson do Pandeiro, teve seu real contato com o Choro em 2015, quando morando na Califórnia precisou realmente aprender as artimanhas do estilo para pagar suas contas. Desde então, vem percebendo algo comum em todas as rodas: o Pandeiro, mesmo sendo um dos instrumentos imprescindíveis para que elas aconteçam, é também o instrumento menos explorado. Foi assim que teve a ideia de juntar, num septeto, cabeças musicais pensantes de diferentes vertentes, unindo-se para criar uma nova roupagem do Choro, absorvendo influências como o Jazz, o Baião, o Soul, o Blues e a música afro-brasileira.

CLUBE DO CHORO DE BELO HORIZONTE CONVIDA A FLAUTISTA MARIANA BRUEKERS.

Grupo de Choro do Clube do Choro de BH - Foto: Anderson Costa

O Clube do Choro de Belo Horizonte tem as suas origens nas reuniões semanais das quintas-feiras, no Bar do Bolão, no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais se reúnem, desde 1993 até hoje, em maravilhosas rodas de choro, abertas a todos os apreciadores de boa música, bom papo e agradável convivência. O grupo se mantém como uma instituição totalmente voltada para o incentivo e a divulgação da música – e em especial, o gênero choro – através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentações de audições musicais em casas de espetáculos, praças, bares e espaços culturais. Nestes 12 anos de existência a instituição vem se apresentando regularmente em praças e teatros da cidade, estado e até do exterior. Em 2018 já foram realizadas 48 apresentações. O presidente da instituição é o radialista Acir Antão que, também, comanda, no papel de mestre de cerimonias, as apresentações do grupo de choro sempre com sucesso de público e alta qualidade artística.
Mariana Bruerkes - Foto:Fernando Pereira

Mariana Bruekers
Mariana Bruekers possui mestrado em Pedagogia Musical pelo Royal Conservatoire/ Holanda, graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como Flautista foi vencedora do Jovem Músico BDMG em 2008 e 2010.
Participou de diversos festivais como Festival de Choro de Paris (França, 2015), Festival Internacional de Flautistas (Holanda, 2015), Breda Jazz Festival (Holanda, 2014), Viva Brasil Festival (Holanda, 2014), Festa da Música (Belo Horizonte, 2010). Integra os grupos: Trio Bola Preta (com o qual gravou o CD "Saideira", em 2014, e "Chorando pelo Mundo", em 2019), Flutuar Orquestra de Flautas (com a qual gravou o CD "Flutuar no Horizonte", em 2010), a Banda Sagrada Profana e o Coletivo Abre a Roda: Mulheres no Choro.

Programe-se e chame os amigos. Mais detalhes da programação completa você acompanha aqui ou pelo Facebook.