Imagem: GZH |
O texto publicado em 2018 na Revista Claves (editada pelo Programa de Pós Graduação da UFPB) tem como ponto básico levantar reflexões sobre a participação de mulheres no mundo da Música, traçando, paralelamente, uma visão da pesquisadora baseada na vivência e experiência da autora como instrumentista e docente. "As interfaces entre Música e Gênero, aos poucos vêm sendo construídas academicamente como tônica de discussão no campo da Música o que configuraria bons presságios para um movimento que tende a crescer, demonstrado pela abundância de emergentes grupos de performers/ compositoras em todo país, enfatizada por um ativismo participativo artístico-político-social dessas mulheres." acrescenta a autora na apresentação de sua dissertação.
Harue Tanaka - Foto: Divulgação |
Harue Tanaka é musicista, pianista acompanhadora e professora/ educadora do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde se graduou em Piano e tornou-se especialista em artes e mestra em educação. Autora do livro “Diário de uma ritmista aprendiz” (2009); concluiu o doutorado em Educação Musical (2003) pela Universidade Federal da Bahia e Instituto Politécnico do Porto (IPP) na Escola Superior de Música. Atua como instrumentista na Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e Fulô Mimosa, tocando sanfona. Além da docência vem se dedicando à pesquisa, concentrando seus estudos, principalmente, no que se refere às áreas da Educação Musical, Etnomusicologia, Educação, Gênero e Música.
Para acessar o conteúdo e fazer download do texto, clica na imagem a seguir: