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8 de março de 2023

Mulheres na música: uma trajetória de luta e invisibilidade através da lente de uma pesquisadora. Texto assinado por Harue Tanaka propõe uma importante reflexão neste Dia Internacional da Mulher.

Imagem: GZH

8 de março - Dia Internacional da Mulher - é uma data especialmente dedicada para celebrar as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também para alertar sobre os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo. Além de muitos outros espaços, aquele reservado à música também se tornou um palco de muitas lutas femininas. E para refletirmos sobre isso, trazemos hoje como indicação de leitura o texto "Mulheres na música: uma trajetória de luta e invisibilidade através da lente de uma pesquisadora", texto assinado por Harue Tanaka.

O texto publicado em 2018  na Revista Claves (editada pelo Programa de Pós Graduação da UFPB) tem como ponto básico levantar reflexões sobre a participação de mulheres no mundo da Música, traçando, paralelamente, uma visão da pesquisadora baseada na vivência e experiência da autora como instrumentista e docente. "As interfaces entre Música e Gênero, aos poucos vêm sendo construídas academicamente como tônica de discussão no campo da Música o que configuraria bons presságios para um movimento que tende a crescer, demonstrado pela abundância de emergentes grupos de performers/ compositoras em todo país, enfatizada por um ativismo participativo artístico-político-social dessas mulheres." acrescenta a autora na apresentação de sua dissertação.

Harue Tanaka - Foto: Divulgação
SOBRE A AUTORA

Harue Tanaka é musicista,  pianista acompanhadora e professora/ educadora do Curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde se graduou em Piano e tornou-se especialista em artes e mestra em educação. Autora do livro “Diário de uma ritmista aprendiz” (2009); concluiu o doutorado em Educação Musical (2003) pela Universidade Federal da Bahia e Instituto Politécnico do Porto (IPP) na Escola Superior de Música. Atua como instrumentista na Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste e Fulô Mimosa, tocando sanfona. Além da docência vem se dedicando à pesquisa, concentrando seus estudos, principalmente, no que se refere às áreas da Educação Musical, Etnomusicologia, Educação, Gênero e Música.

 

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