19 de abril de 2021

Seminários Choro - Patrimônio Cultural do Brasil terá hoje como tema: "Movimentos e Coletivos do Choro". As flautistas mineiras Mariana Bruekers e Raissa Anastásia são convidadas desta edição.

Acontece nesta segunda (19/04), a partir das 19 horas, mais um seminário da série "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil". O evento on-line tratará do tema "Movimentos e Coletivos do Choro II" e terá entre os convidados duas grandes flautistas mineiras: Raissa Anastásia e Mariana Bruekers, além de Ana Cláudia César, Luiz Carlos Nunuka e Wagner Staden.

Choronas - Foto: Divulgação
No primeiro bloco do seminário de hoje teremos a participação de Ana Cláudia César, cavaquinista do conhecido grupo paulista, "Choronas". Ela abordará o tema: "Mulheres no Choro"
O Choronas construiu carreira a partir da iniciativa pioneira de formar um grupo de choro feminino, algo raro até os dias de hoje. E desde sua criação em 1994, mantem-se como uma proposta bem sucedida e conquistou reconhecimento no Brasil e no exterior. Ao longo de mais de 25 anos de estrada, o grupo realizou apresentações em países como Suécia, Portugal e Peru, turnês em diversas capitais brasileiras e no Estado de São Paulo, além de ter 5 CD's gravados. Atualmente o grupo é formado por Ana Cláudia César (cavaco), Maicira Trevisan (flauta transversal), Paola Picherzky (violão 7 cordas) e Miriam Capua (percussão).

Nunuka é Presidente do Movimento cultural 100% Suburbanos, que mantem a
tradição  das rodas de  choro na Praça Ramos Figueira, Reduto Pixinguinha.
Na sequência, o carioca Luiz Carlos Nunuka trará para a pauta do evento um tema importantíssimo à cultura: "Promoção da saúde, memória e cultura no subúrbio carioca". Nunuka é presidente do Instituto Cultural 100% Suburbano. Fundada em 2010, a instituição tem como missão, consolidar um referencial geográfico, teórico, metodológico e real sobre as diferentes formas de manifestações, costumes, vivências difundindo e resgatando a cultura originária do Subúrbio da Leopoldina da cidade do Rio de Janeiro e municípios vizinhos. Durante o seminário de hoje, Nunuka compartilhará toda sua experiência e vivências frente ao trabalho que vem desenvolvendo junto a comunidades do subúrbio carioca.

"Choro delas: das compositoras ao ensino da tradição" é o tema que as flautistas mineiras Mariana Bruekers e Raíssa Anastásia tratarão nesta edição. Ambas tem expressiva participação nas rodas de Choro, grupos musicais e coletivos femininos em BH.

Mariana Bruekers e Raissa Anasatásia - Fotos: divulgação
Mariana Bruekers possui mestrado em Pedagogia Musical pelo Royal Conservatoire/ Holanda, graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como Flautista foi vencedora do Jovem Músico BDMG em 2008 e 2010. Participou de diversos festivais internacionais de Choro e Flauta. Atualmente ela leciona na Colibri Escola de Flautas e Centro de Formação e integra os grupos Trio Bola Preta, Flutuar Orquestra de Flautas, a Banda Sagrada Profana e o Coletivo Abre a Roda: Mulheres no Choro.
Raissa Anastásia é Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Minas Gerais, atuando principalmente nos seguintes temas: flauta, performance, campo artístico, análise e barroco.
Em sua trajetória como instrumentista foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006). Raissa vem se descobrindo uma grande multi-instrumentista e se destacando como uma grande intérprete de Choro nas principais rodas mineiras, atuando no Coletivo Abre a Roda: Mulheres no Choro e em diversos festivais de Choro pelo Brasil.

Wagner Staden - Foto: Net
Fechando os seminários desta noite, o paraibano Wagner Staden trará o tema "O Choro para grandes públicos".
Wagner possui Bacharelados em Comunicação Social, com habilitação em publicidade e propaganda, pela Universidade Federal de Pernambuco e também Bacharelado Turismo, pela Faculdade de Comunicação, Tecnologia de Olinda (PE). Ele atua como empreendedor e promotor cultural em Recife e é membro do Coletivo Isto é Choro, espaço para promoção, divulgação e difusão da Música Brasileira, em especial o Choro, de seus artistas, músicos, compositores, seus eventos e suas obras.

Estes seminários são muito importantes para ajudar na consolidação do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. As transmissões acontecem pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube, e também pela página no Facebook.