6 de janeiro de 2021

COMO USAR MÚSICAS CORRETAMENTE NUM PODCAST?

Um podcast nada mais é do que um programa de rádio gravado, que não tem uma hora certa para ir ao ar e que pode ser acessado de acordo com a disponibilidade de tempo do ouvinte.  Para ouvi-lo  não é necessário sintonizar uma emissora: basta acessar um serviço de streaming, um site específico ou fazer o download do arquivo digital. Mas o que está por trás de uma produção de um podcast, quando tratamos do uso de trilhas musicais e a complexidade da inclusão de faixas nesse formato?

Os podcasts tem se tornado cada vez mais populares e ganhado espaço no nosso dia a dia. Para o público ouvinte, ele apresenta uma série de comodidades e chega como uma alternativa inteligente para acesso à informação ou entretenimento. Eles podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Mas para quem produz podcasts, a pesquisa de conteúdo, redação do roteiro, gravação e edição dos áudios são trabalhosos e exigem muito tempo e dedicação. E como se isso não bastasse, as trilhas sonoras também trazem questões que devem ser fator de muita atenção, por diversos motivos.

As músicas ilustram sonoramente as produções audiovisuais tornando-as mais interessantes e atraentes. E não seria diferente com podcasts. Mas o uso de trilhas musicais neles, porém, continua a ser um tema complicado. E é sobre esse tema que o  artigo "como usar músicas corretamente num podcast" publicado no site da UBC - União Brasileira de Músico irá tratar.  O texto assinado por Fabiane Pereira traz uma abordagem objetiva e esclarecedora sobre o uso de músicas protegidas por direitos autorais sem autorização, a inexistência de licenças-cobertor, as ações e responsabilidades das plataformas que veiculam esse tipo de conteúdo como o Spotify, entre outros temas que podem interessar tanto a quem produz podcast como a autores e compositores musicais.

E é essa a nossa indicação de leitura para hoje. Para acessar o artigo clique AQUI