8 de setembro de 2017

NA COMEMORAÇÃO DE 5 ANOS DO GRUPO, ASSANHADO QUARTETO LEVA SEU CHORO CONTEMPORÂNEO PARA A AUSTRÁLIA.

Repertório é do álbum de estreia,“Feira”, que traz um choro com muita personalidade, inovação e brasilidade.

O grupo de música instrumental brasileira Assanhado Quarteto, de Belo Horizonte, comemora seus cinco anos de existência com apresentações de lançamento do show "Feira", masterclasses e workshops na Austrália, entre os dias 17 e 27 de setembro. As atividades acontecerão em diferentes localidades, nas cidades de Melbourne e Sydney. No repertório, obras do primeiro disco, homônimo, compostas pelos integrantes do quarteto e de colegas compositores da cidade de Belo Horizonte.

Em apresentações vibrantes e calorosas, o grupo oferece suas cores e temperos regados de brasilidade. Elas acontecerão no Ritmo Brazilian Day – maior festival de música brasileira em solo australiano –, na Australian Percussion Academy (APA), e nas casas de show Open Studio, The Basement e Bondi Rumba.

Os workshops acontecerão na própria APA e na Universidade de Melbourne, mais importante e renomada instituição de ensino do país. Além destas atividades, o grupo conduzirá também uma masterclass na Universidade Monash, uma das maiores universidades australianas.

Formado por André Milagres, Lucas Ladeia, Rodrigo Heringer e Rodrigo Magalhães, o grupo surgiu a partir de uma proposta coletiva de execução do repertório de choro com uma formação pouco convencional, utilizando instrumentos como o baixo-acústico, a bateria, a guitarra e o vibrafone, somados aos tradicionais violão de sete cordas e cavaquinho. A partir da criação do Assanhado Quarteto, em 2011, seus integrantes passaram a arranjar e compor peças que combinassem com a instrumentação proposta, valendo-se de uma concepção estética singular dentre os que lidam com o gênero no Brasil. Desde então, vem se apresentando constantemente nos principais palcos e festivais de Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. Também realizou diversas apresentações no Rio de Janeiro e em 2016 realizou a primeira turnê internacional, se apresentando em Portugal nas cidades de Porto, Lisboa, Almada e Cascais, e na França, em Paris.

Músicas que integram “Feira”, show que o grupo levará à Austrália: Tilho no choro, Atreva-se, Ao Mestre, Bambolê, Maíra, Cocada Preta, Do Avarandado, Dia Bom, Trevithick Way, e Gitana 220.

Assanhados premiados

Os integrantes do Assanhado Quarteto foram premiados em diversos concursos direcionados à música instrumental no Brasil, a exemplo do BDMG Instrumental, BH Instrumental Unimed, Novos Talentos/MPB Instrumental BNDES, Novos Talentos do Jazz – Savassi Festival, Jovem Músico BDMG, Jovem Instrumentista BDMG e Festival Choro Novo.