28 de fevereiro de 2024

103ª Reunião do Conselho Consultivo do Iphan que acontece nesta quinta-feira (29) avaliará o pedido de registro e tombamento do Choro como patrimônio Cultural.

Atenção Chorões e amantes do Choro. Nesta quinta-feira, dia 29, às 9 horas, em Brasília, teremos um momento histórico e necessário de reconhecimento pelo Estado da importância do gênero musical Choro e da contribuição de milhares de chorões e choronas no Brasil e no mundo. Durante a 103ª Reunião do Conselho Consultivo do Iphan, com transmissão online, serão avaliados pedidos de registro e tombamento de novos bens como Patrimônio Cultural. Entre estes, o gênero musical Choro

A instrução técnica para esse registro coube à Associação de Amigos do Museu de Folclore, Acamufec. Realizada inteiramente on line, durante a pandemia, essa pesquisa teria sido inviável não fosse a preciosa colaboração dos chorões de todos os cantos desse país, sempre dispostos a enfrentar as estratégias digitais necessárias para garantir a justa, a ampla e a devida participação em um processo tão inusitado.  E o  processo resultou em  um dossier de peso escrito por 2 pesquisadores cariocas  e 1 pesquisadora mineira: Rafael Veloso, Pedro Aragão e Lúcia Campos.

Estão todos convidados a se juntarem à transmissão online e registrarem no chat a presença para termos uma representatividade significativa da base social do Choro. É importante que chegue a  contribuição de todos neste processo, que foi longo, mas rendeu e renderá muitos frutos!

O Clube do Choro de BH se junta aos chorões na expectativa de celebrarmos o reconhecimento do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil.

Link para a reunião: https://www.youtube.com/live/2UGKx5wRyb8?si=VyUTJhQzVPWCVLgd