30 de outubro de 2023

Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro promove edição especial e desembarca em São João Del Rei no mês de novembro.

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro chega à sua terceira edição, sendo as duas primeiras no RJ e agora, neste ano, fará uma edição especial em São João del-Rei - MG. O evento será realizado no mês de novembro com atrações imperdíveis.

O Memória do Cavaquinho Brasileiro tem como um dos pontos de partida para sua existência a multiplicidade e a diversidade presente na música brasileira, e a consciência da importância de ser o lugar de preservação e união da memória e história de um instrumento musical tão importante para a nossa cultura, o cavaquinho.

Criado pelo músico e pesquisador Pedro Cantalice no ano de 2018, a iniciativa visa investigar e compartilhar informações sobre a história e memória do cavaquinho no Brasil. É composto por um acervo que contém gravações raras, entrevistas, fotografias, textos acadêmicos, métodos de cavaquinho, partituras e regularmente é disponibilizado pela internet, principalmente pelo canal no Youtube. Esse material tem sido referência para músicos e pesquisadores de várias partes do mundo, colaborando com dados confiáveis para que novos trabalhos relacionados ao cavaquinho sejam desenvolvidos.

SOBRE O FESTIVAL

O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro é uma ação que visa agregar e divulgar a pluralidade artística referente a prática do cavaquinho no Brasil, realizando encontros, oficinas e apresentações musicais de cavaquinistas de diferentes regiões do país e com as mais variadas influências sonoras.

Em sua primeira edição, no ano de 2022, no Rio de Janeiro, o evento teve a participação de personalidades singulares do cavaquinho brasileiro, como os geniais Mestre Siqueira, Henrique Cazes, Wanderson Martins, Abel Luiz, Carlos Chaves, Pablo Araújo (MG), Ronaldinho do Cavaquinho e Léo Benon (DF).

Já na segunda edição, em 2023, também no Rio de Janeiro, a programação foi preenchida por shows e workshops dos destacados cavaquinistas Messias Britto (BA) e Lucas Arantes (SP). E, seguindo a linha do festival anterior, o evento trouxe nomes consagrados para sua programação, como a musicista e educadora Luciana Rabello, e o compositor arranjador Jayme Vignoli, que dividiram o palco em um encontro histórico.

A proposta da edição especial em São João del-Rei surge da ideia do músico e compositor mineiro Pablo Araújo, parceiro do projeto há anos, de levar para Minas Gerais esta iniciativa até então inédita para a região. O Festival será realizado no Centro Cultural da UFSJ (Solar da Baronesa), nos dias 16, 17 e 18 de novembro, com a participação de artistas de destaque como Ausier Vinícius, José Carlos Choairy, Bia Nascimento, Pablo Araújo e outros, em shows, palestras e rodas de choro por bares da cidade.

O músico e pesquisador Pedro Cantalice, um dos idealizadores e organizadores do Festival destaca: “Tocar cavaquinho para mim é algo que vai muito além do fazer musical. A partir da prática do instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito, e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, um reflexo destas virtudes em 3 dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades. Agora na sua primeira edição itinerante, além dos shows teremos palestras e rodas de choro, onde a partilha de conhecimento estará disponível para apreciadores e músicos de todos os níveis.”. (Pedro Cantalice, 2023).

Programe-se e acompanhe novidades da programação por AQUI. Até lá, inscreva-se no canal Memória do Cavaquinho Brasileiro no Youtube e curta muito mais sobre este projeto incrível.