SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

27 de março de 2023

"O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", obra assinada por Humberto Junqueira já está com pré-venda liberada.

Neste ano celebramos o centenário de nascimento do violonista Mozart Secundino de Oliveira, um personagem fundamental para a história do Choro em Minas Gerais. Entre os vários eventos que homenageiam esse mestre violonista, está o lançamento  do livro "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", assinado pelo músico e etnomusicólogo Humberto Junqueira. A obra foi editada pela Cancioneiro e está já está com a  pré venda liberada em campanha pelo Catarse.

A obra assinada por Junqueira aborda as práticas musicais de Mozart Secundino de Oliveira (1923-2015) no contexto do choro – categoria genérica que reúne em torno de si um conjunto de ideias, ritmos, instrumentos, danças, territórios, e assim por diante –, na cidade de Belo Horizonte. A apresentação do livro é assinada por Flavio Barbeitas, professor associado da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e nos aponta ótimas percepções sobre o conteúdo:

Humberto Junqueira é professor, etnomusicólogo,
doutor em Música, Cultura, História e Sociedade,
e especialista em cordas dedilhadas. Foto: Divulgação

Há bastante tempo incorporamos procedimentos analíticos aos nossos modos de entender e ensinar o que quer que seja. Como nos diz a origem da palavra, “análise” provém do grego analyo e significa basicamente “decompor, separar, desfazer uma trama”. Trata-se de um método útil para muita coisa, não resta dúvida. Não para tudo, porém. Este livro nos mostra, com valiosos recursos etnográficos, que o universo musical do choro é de fato compreendido se tomado como fenômeno, como unidade, cujos elementos – por mais díspares que aparentemente sejam – se revelam intimamente conectados e interdependentes. Música, técnica, instrumentos, danças, cantos, espaços, expressividades, relações interpessoais configuram-se mutuamente numa prática social que, para ser efetivamente entendida, exige bem mais o envolvimento participante do que o rigor analítico destinado a pinçar as partes e oferecê-las desencarnadas para um frio e deslocado exame. É com essa disposição que Humberto Junqueira, doutor em Música, História e Sociedade, nos apresenta aqui Mozart Secundino de Oliveira, violonista, mestre chorão, um sábio reconhecido por diferentes gerações de músicos que ajudaram a constituir a atual cena desse gênero em Belo Horizonte. Fiel, porém, ao seu método, o autor não faz de Mozart um biografado isolado de seu ambiente – da história e da memória da cidade. Muito pelo contrário, a trama no livro permanece sempre densa e complexa: Mozart revela, sim, o choro; mas também é por ele revelado.

Mozart Secundino: sempre presente nos
eventos do Clube do Choro de BH - Foto: Artbhz

MOZART SECUNDINO foi um dos fundadores do Clube do Choro de BH. Ele levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Ele cultivou o chamado violão de seis cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho assinado por Humberto Junqueira busca identificar.

O livro tem entrega prevista para o mês de maio. Garanta já o seu exemplar através da campanha de pré venda: link.