SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

16 de maio de 2022

Conservatório UFMG lança sua nova série "Roda de Choro". A estreia acontece nessa terça-feira.

Abre a Roda Mulheres no Choro - Foto: Actionbhz

Nesta terça-feira (17), às 20 horas, o Conexões Musicais do Conservatório UFMG abre a temporada 2022 com o lançamento de uma nova série – Roda de Choro, que ocorrerá uma vez por mês com a apresentação de grupos de Choro, sobretudo de Belo Horizonte. Nesta primeira edição, o show é com o grupo “Abre a Roda - Mulheres no Choro”, que contará com participações especiais e músicos presentes serão convidados para tocar nessa noite de estreia.

O Projeto Conexões Musicais / Roda de Choro é uma produção do Conservatório UFMG e tem o apoio consultivo do prof. Marcos Flávio Aguiar, diretor da Orquestra de Choro da Escola de Música da UFMG. 

O grupo apresentará um repertório autoral das integrantes Raissa Anastásia e Thamiris Cunha com arranjos do violonista mineiro Lucas Carvalhais, além de composições de antigas integrantes do grupo como a pianista Luisa Mitre e a flautista Mariana Bruekers. 
Apresentará, também, músicas de grandes compositoras brasileiras como Chiquinha Gonzaga, Daniela Spielmann e Luciana Rabello. Como convidada especial, o coletivo terá a violonista Bia Nascimento, além das musicistas do grupo Alice Valle, Claudia Sampaio, Marina Gomes, Maria Elisa Pompeu, Raissa Anastásia, Shari Simpson, Tauini Mauê e Thamiris Cunha.

Repertório 
• Tio Taco - Thamiris Cunha 
• Gaúcho – Chiquinha Gonzaga 
• Atraente – Chiquinha Gonzaga 
• Ian no balanço da rede - Raissa Anastásia 
• Tamoyo – Chiquinha Gonzaga 
• Anatilda - Daniela Spielmann 
• Velhos Chorões - Luciana Rabello 
• Rodeando - Luisa Mitre 
• Saideira -Elizabeth Fadel Mariana Bruekers

No segundo bloco da apresentação o grupo abrirá a roda para todos os músicos que quiserem tocar Choro nesta noite especial! Leve seu instrumento e junte-se ao Abre a Roda Mulheres no Choro!

Sobre o Grupo
Surgiu em 2017, com o objetivo de reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno da participação da mulher na música. O grupo lança um olhar para as instrumentistas de Belo Horizonte, através da criação de uma roda de choro aberta e democrática, na qual as mulheres se apresentam como protagonistas. Apresenta shows com repertório autoral e de compositoras brasileiras em eventos e festivais. 

O Abre a Roda foi um dos convidados do Clube do Choro de BH na programação  Semana Nacional do Choro 2022. Foto: Actionbhz

O  Abre a Roda é composto por musicistas expoentes da capital mineira: Alice Valle, Bárbara Veronez, Claudia Sampaio, Fernanda Vasconcelos, Luciana Alvarenga, Maria Bragança, Maria Elisa Pompeu, Marina Gomes, Raíssa Anastasia, Shari Simpson, Thamiris Cunha. O grupo já apresentou em diversos espaços de Minas Gerais, entre bares e palcos de festivais. Participou de programas televisivos (Globo Horizonte, TV UFMG e TV Horizonte), esteve no curta metragem “Sigo Viva” de Letícia Ferreira e Luciana Brandão, além de participar de programas de rádio e entrevistas para jornais da cidade como O Tempo, Revista do Choro e Jornal do Clube do Choro de BH. Em 2019, foi convidado para compor a programação do primeiro Festival Circuito do Choro BH. No mesmo ano, iniciou o Projeto Roda Didática, voltado principalmente às instrumentistas iniciantes no gênero. Assim, a roda era organizada de forma que qualquer musicista pudesse apresentar seu repertório de forma acolhedora e segura, com o apoio e representatividade de outras mulheres. 
Em 2022, o grupo participou do Minas ao Luar Especial Semana do Choro, realizado pelo Clube do Choro de BH e pelo Sesc MG.  Atualmente, o grupo mantém uma roda aberta às terças-feiras em um bar da capital mineira. 


SERVIÇO
Conexões Musicais - Abre a Roda Mulheres no Choro Choro 
Data: 17 de maio de 2022 – Terça-feira 
Horário: 20h 
Local: Conservatório UFMG – Av. Afonso Pena, 1534 – Centro BH/ MG 
Entrada franca 
Info: 3409-8300