9 de agosto de 2021

Ciclo de seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" segue com encontros semanais e reúne hoje grandes clarinetistas e saxofonistas.

Contando com a participação de grandes instrumentistas, O 3º ciclo de seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" segue este mês com novos encontros semanais. Nesta segunda, (9/08), o saxofone e o clarinete são os instrumentos em destaque e os convidados serão: Alexandre Rodrigues (PE), Caetano Brasil (MG), Daniela Spielmann (RJ), Danielly Dantas (RN), Dirceu Leite (RS) e Nailor Proveta (SP). Os debates tem transmissão ao vivo, a partir das 19h, pelo canal do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube e pela página no Facebook.

O seminários "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil" integram o processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O 1º ciclo ocorreu em novembro de 2020, abordando educação e acervos, e o 2º, entre abril e maio deste ano, versou sobre memória e cenas do Choro. A pesquisa está sendo conduzida pela Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), selecionada em 2019 por edital para também documentar a instrução técnica do processo de registro. O trabalho que seria realizado presencialmente passou para o formato virtual, em virtude da pandemia de Covid-19. Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, com documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que, posteriormente, serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.

A mediação desta noite será realizada por Osmário Estevam Jr e Rafael Velloso. Não perca e participe ao vivo, através do chat. Até lá, quem chega abrindo as audições da semana é o clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e produtor musical, Caetano Brasil. Mineiro de Juiz de Fora é ele quem irá representar nosso estado nesse encontro de hoje.