1 de outubro de 2020

Caetano Brasil comemora a indicação do "Cartografias" ao Prêmio Grammy Latino, com show junto ao pianista Guilherme Veroneze.

Caetano Brasil e Guilherme Veroneze . Foto: divulgação

O clarinetista, saxofonista, compositor, arranjador e produtor musical, Caetano Brasil acaba de ter seu CD "Cartografias" indicado ao Prêmio Grammy Latino 2020 - categoria Melhor Álbum Instrumental. Esta indicação merece comemoração que já tem início nesta quinta (1), às 21 horas, com uma live onde toca ao lado do grande pianista e aniversariante do dia, Guilherme Veroneze. A apresentação faz parte da programação do Festival Fartura Brasil que acontece todo online este ano, com transmissão pelo Youtube. No repertório, o duo apresentará muito choro e faixas do álbum “Cartografias".

CAETANO BRASIL é mineiro de Juiz de Fora e neste ano completa 10 anos de carreira. Ao voltar no tempo, vamos descobrir que ele começou a estudar de maneira praticamente autodidata. Com 12 anos, começou a tocar clarinete e aos 15, já integrava o Clube do Choro de Juiz de Fora. Não muito depois, o músico também cursou a Universidade de Música Popular (Bituca) de Barbacena (MG).
Como instrumentista e compositor, ele desenvolve um trabalho autoral extremamente contemporâneo ao juntar o Choro, com o jazz, a música folclórica oriental, ritmos latinos e de outras culturas mundo afora. Assim, as pessoas que conhecem sua música, seja virtualmente ou em uma de suas apresentações, entram em contato com composições e arranjos que carregam traços de sua terra e que, ao mesmo tempo, remetem a outros povos.

PROMOVENDO O CHORO - Em 2017, ele foi o artista responsável pelo projeto “O mundo do choro contemporâneo”, patrocinado pelo Banco do Nordeste e produzido pela Sinfônica Produções, com realização de shows e oficinas de música nos Centros Culturais Banco do Nordeste em Fortaleza e em Juazeiro do Norte. Também naquele ano, Caetano diversificou ainda mais sua atuação musical ao propor a realização de uma roda de choro didática que pudesse agregar músicos profissionais e iniciantes ao redor do aprendizado da linguagem do choro. Surgiu, então, o Projeto Mão na Roda com encontros semanais em Juiz de Fora (MG) e que já motivou a realização do I Festival de Bolso de Choro na cidade.
Ele também tem se notabilizado por sua atuação na direção musical de trabalhos artísticos variados e de iniciativas culturais como o projeto “Chora, Princesa – um painel do choro contemporâneo de Juiz de Fora”, co-idealizado por ele, cujo álbum foi lançado em 2019. Além deste, ele também já havia lançado em 2015 o seu primeiro CD, intitulado “Caetano Brasil”, com recursos da Lei Murilo Mendes (Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Juiz de Fora/MG).

GRAMMY LATINO 2020 - Com uma crescente atuação no cenário musical, tocando ao lado de renomados músicos brasileiros Caetano foi premiado em 1º lugar no XVIII Prêmio Nabor Pires Camargo Instrumentista (Indaiatuba/SP) e também como “Melhor Instrumentista” do XIX Prêmio BDMG Instrumental (Belo Horizonte/MG), ambos em 2019.
Agora ele concorre como indicado ao GRAMMY LATINO 2020 na categoria Melhor Álbum Instrumental com o seu segundo CD intitulado “Cartografias” (2019). Em suas páginas nas redes sociais, ele manifestou sua imensa alegria declarando: a ficha ainda tá caindo, mas o coração por aqui tá explodindo de alegria! A gente rala - e rala muito - pra produzir arte e impactar a realidade das pessoas, quem quer que elas sejam. E quando a gente recebe um reconhecimento público desta proporção, ainda mais num cenário tão escuso como o deste ano, a gente se reconecta com a certeza do nosso propósito. E conclui: esta indicação, que por si já um prêmio, pra mim representa toda a minha equipe que faz o álbum ser o que é.

CARTOGRAFIAS é um projeto de pesquisa sobre estilos musicais de todo o mundo. Sobre este trabalho, o músico declarou em entrevista ao Jornal Tribuna de Minas: ele surgiu a partir do momento em que entendi que o choro, essa música brasileira na qual eu nasci musicalmente, tem um potencial infinito. Temos um legado deixado pelos grandes mestres, que já era uma mistura da música negra com a europeia. Observei uma música que dialoga com o tempo, as novas tendências, e influenciada pelo trabalho de outros amigos que também pesquisavam, como no movimento impressionista, que busca renovar a música clássica. Ao pesquisar, vi que poderia ambientar novas composições tendo como base o choro, incorporando essas influências. Porém, mesmo que viajemos musicalmente para muitos lugares, não perdemos nossas raízes.

Compartilhamos da alegria com Caetano Brasil e para celebrarmos juntos esta indicação, vamos ouvi-lo em uma preciosa interpretação de "Zanzando em Copacabana", composição de Radamés Gnattali, em um arranjo autoral para quarteto de Clarinetes.
Mas desde já, ative o lembrete, no canal de transmissão da live de hoje para não se esquecer.