10 de junho de 2021

51º Festival Nacional da Canção, o maior festival de música do Brasil, acontecerá em Minas.

Estão abertas as inscrições ao 51º Festival Nacional da Canção - o maior festival de música do Brasil- que acontecerá nos dias 3,4,5 e 6 de setembro, na cidade de Passos(MG). Mais uma vez o evento será on-line, mas mostrará algumas atrações de forma presencial, incluindo a apresentação. Além do troféu Lamartine Babo serão distribuídos R$70 mil em prêmios.

Durante os 50 anos de existência o evento tornou-se um dos principais palcos para que talentos do Brasil e, desde a última edição, do exterior, mostrem o seu trabalho. Por causa da pandemia o evento será mostrado a um público restrito e transmitido ao vivo pelo Youtube do Festival. Porém, com uma novidade: os apresentadores vão chamar as músicas em um telão e as atrações como dança, artes circenses e música erudita e instrumental acontecerão de forma presencial.

Ao todo serão selecionadas 45 músicas para o evento, sendo que serão apresentadas 15 canções durante as três primeiras noites e as 10 finalistas no dia 6 de setembro, quando serão conhecidas as vencedoras. Serão distribuídos quase R$70 mil em prêmios. O 1º lugar, além do troféu Lamartine Babo, receberá R$ 20 mil reais, o 2º lugar R$ 15 mil, o terceiro R$ 10 mil reais, o 4ª R$ 7 mil e o 5ª R$ 3 mil reais. Da 6ª a 10ª classificadas, cada canção receberá R$ 2 mil reais. O melhor intérprete também será premiado com R$ 2 mil reais. Podem participar músicos de todo o país e, também, do exterior, desde que cantem em português .

Sobre o Festival:
O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 embalado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram grande parte dos principais compositores e intérpretes brasileiros. Realizado ininterruptamente durante 51 anos, consagrou-se como o maior evento do gênero em todo o país. O trófeu Lamartine Babo, que é entregue aos vencedores, passou a ser cobiçado por compositores de norte a sul do Brasil. O Festival tem, como principal objetivo, incentivar e divulgar valores da música brasileira, sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentalistas.

Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 120 mostram o seu trabalho nas cidades que sediam o evento, apresentando a boa música que se faz no país. Em 2020 pela primeira vez o Festival aconteceu de maneira on-line, devido à pandemia. Já em 2021 uma edição especial para comemorar os 300 anos de Minas Gerais foi feita também de forma on-line. O Festival apresentou um cenário 100% virtual, com uma tecnologia inovadora entre os festivais de música no Brasil.

Inscrições:
Todos que desejam inscrever as músicas para a 51ª edição do Fenac, considerado o maior festival de música do país, e concorrer ao cobiçado troféu Lamartine Babo, devem fazer a inscrição até o dia 16 de julho. O regulamento para inscrições e outras informações sobre o evento também podem ser encontrados no site do festival ou através de contato com os organizadores do evento.