SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

16 de abril de 2021

O magistral violonista Turíbio Santos é o destaque do Roda de Choro neste sábado.

Turíbio Santos - Foto: divulgação

Neste sábado (17), o Programa Roda de Choro traz como destaque, um dos maiores violonistas brasileiros. A edição irá se dedicar integralmente à difusão do álbum "O Guarani", de Turíbio Santos, com participação de Leandro Carvalho, lançado em 2006, pelo selo Delira Música.
Na parte musical, 10 peças clássicas de autoria de Henrique Alves de Mesquita, Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga e Carlos Gomes, transcritas para o violão solo e interpretadas por Turíbio Santos. 

Produzido e apresentado pelo jornalista e escritor Ruy Godinho, o "Roda de Choro" é um programa que resgata a história do Choro e as origens da música urbana brasileira, apresentando um repertório variado para os amantes do estilo. O programa vai ao ar pela Rádio Câmara, todos os sábados, às 12 horas e por mais 122 rádios parceiras em todo o Brasil.


TURÍBIO SANTOS é considerado pela crítica e pelos especialistas como um dos maiores violonistas clássicos da atualidade. Sua carreira já o fez percorrer o mundo várias vezes, com críticas brilhantes nos principais centros musicais. Turíbio tem intensa atividade junto aos músicos brasileiros, tendo redescoberto e regravado os compositores João Pernambuco, Garoto e Dilermando Reis. 
Já dividiu o palco com grandes celebridades musicais, como Yehudi Menuhin, M. Rostropovitch, Victoria de Los Angeles, J. P. Rampal; e foi acompanhado por orquestras como a Royal Philharmonic Orchestra, English Chamber Orchestra, Orchestre National de France, Orchestre J. F. Paillard, Orchestre National de L'Opéra de Monte-Carlo, Concerts Pasdeloup, Concerts Colonne, Orquestra Sinfônica Brasileira, e outras.

DISCOGRAFIA: Turíbio gravou 65 LPs para Erato-WEA (Paris), Chant du Monde (Paris), Kuarup, Visom e Ritornelo (Rio de Janeiro), e editou coleções de partituras pela Max-Eschig (Paris) e Ricordi (São Paulo). Seus discos 12 Estudos para Violão de Heitor Villa-Lobos e Choro do Brasil marcaram época no lançamento da música brasileira no mercado europeu.  
Em 1999 regravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para violão ao lado de compositores como Edino Krieger, Sérgio Barboza, Nicanor Teixeira, Chiquinha Gonzaga, E. Nazareth, para uma série de 5 CDs em comemoração aos 500 anos do Descobrimento do Brasil.


Os últimos lançamentos discográficos de Turibio foram respectivamente "Turibio Santos interpreta Agustin Barrios" na Delira discos, "Violão Sinfônico", com os concertos para violão e orquestra de Edino Krieger e Sergio Barboza dedicados a ele e o Concerto de Villa-Lobos, dedicado a Andres Segovia, e a "Introdução aos Choros", também de Heitor Villa-Lobos, todos sob a regência de Silvio Barbato. Essa gravação foi indicada para o Grammy Latino em 2008. Comemorando seus 65 anos em 7/3/2008 Turíbio lançou seu 65º CD :"Mistura Brasileira" com músicas de Villa-Lobos, Tom Jobim, Ricardo Santos e do próprio Turíbio.
A Suíte "Teatro do Maranhão" de sua autoria foi orquestrada, gravada e regida por Leandro Carvalho assim como o Concerto dedicado a Turíbio por Ricardo Tacuchian e a versão para orquestra de cordas do Concerto para Violão de Heitor Villa-Lobos.

TRAJETÓRIA: Turíbio Santos permanece atuante e já realizou em grandes feitos pela música brasileira,  criando orquestras, como membro em Academias ou presidindo grandes instituições musicais.
Em 1983 Turíbio criou a Orquestra de Violões do Rio de Janeiro, com 25 de seus alunos da UNI-RIO e Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ e em 1985, a Orquestra Brasileira de Violões.
Em 1986 foi nomeado Diretor do Museu Villa-Lobos e Chevalier de la Legion D'Honneur e em 1989 Oficial da Ordem do Cruzeiro do Sul. Em 1994, Turíbio assumiu a cadeira 38 da Academia Brasileira de Música na qual foi presidente durante quatro anos a partir de 2008. 
Em maio de 2015, foi convidado por seus conterrâneos para fazer parte da Academia Maranhense de Letras. Além disso, ele é membro-fundador do Conseil D'Entraide Musicale, da UNESCO. 
Atualmente além de seus concertos Turibio Santos é consultor do projeto social “Villa-Lobos e as Crianças”, remanescente de outros projetos por ele criados desde 1986. 

Turíbio Santos é tudo isso e muito mais. Ele representa com grandiosidade a música brasileira e o que ela tem de melhor. Clica no rádio e desfrute agora da edição desta semana.

Fonte biográfica: http://www.turibio.com.br/