23 de abril de 2021

Cordas de Ouro, projeto concebido pelo violonista Lucas Carvalhais, reúne chorões mineiros para saudar o mestre Pixinguinha.

Pixinguinha - Foto: reprodução

Hoje é dia de saudar o Choro e o "Cordas de Ouro", concebido pelo violonista mineiro Lucas Carvalhais celebra a data de forma especial. O projeto lança dois vídeos simultâneos e nos traz composições do mestre e aniversariante Pixinguinha: o Choro "Recordações", em que Carvalhais toca ao lado dos instrumentistas Rafael Rafles e Rodrigo Marçal e um belíssimo solo para a tão apreciada valsa, "Rosa".
A programação online acontece até 30 de abril, totalizando 6 vídeos produzidos com o incentivo da Lei Emergencial Aldir Blanc através da Prefeitura de Ouro Branco, cidade natal do violonista.

“RECORDAÇÕES” SOBRE O CHORO

Nascido no século XIX, o Choro é o gênero musical brasileiro composto por elementos das músicas e das culturas africanas e europeias. Batizado pela sensação de melancolia que muitas de suas melodias provocam nos ouvintes, é a música popular instrumental brasileira e alicerce da música popular brasileira dos séculos XX e XXI.
A tradição deixada por Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Joaquim Callado, Anacleto de Medeiros, Viriato Figueira seria herdada por Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Luperce Miranda, Altamiro Carrilho, Valdir Azevedo, Rafael Rabelo, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda... tantos outros, tantas outras. Hoje é dia de saudar o Choro, por ocasião do nascimento de Pixinguinha. Hoje é dia de “Recordações”, porque, segundo o poeta mineiro Cacaso, “toda felicidade é memória e projeto”. Vida eterna ao Choro!
(Por Rodrigo Marçal Santos - Referência: https://www.abramus.org.br​)

DE “EVOCAÇÃO " À "ROSA"
Em 1917, Pixinguinha compôs a valsa “Evocação”: melodia primorosa distribuída em três partes, puro lirismo brasileiro do Maestro. Mas, algumas vezes, os caminhos que imortalizam uma composição são intrigantes. Numa ocasião em que bebia com amigos em um bar, Pixinguinha foi surpreendido pelo mecânico Otávio de Souza com a letra inspirada nas duas primeiras partes de “Evocação”: para o bem do cancioneiro popular brasileiro, nascia “Rosa”. Rosa, gravada pela primeira vez por Orlando Silva, continua sendo interpretada e gravada por cantoras, cantores e instrumentistas de todas as partes do mundo. Apreciem a fragrância da rosa de Pixinguinha pelas mãos e pelas cordas de Lucas Carvalhais Braga. Boa audição!
(Por Rodrigo Marçal Santos - Referência: https://revistadochoro.com/artigos​)