23 de abril de 2021

Chorinho no XVII Festival Internacional de Flautistas: Workshops e Roda de Choro compõem a programação desta sexta.

O XVII Festival Internacional de Flautas irá promover em seu quarto dia de programação, também Dia Nacional do Choro, workshops e Roda de Choro imperdíveis.

Transmitida por streaming no canal YouTube da organização, a programação reúne um time impecável, com grandes nomes nacionais e internacionais do mundo da flauta. As atividades iniciam a partir das 14 horas com o Workshop: "Pedagogia da flauta". Contextualizando temas que contemplam estudantes, profissionais e amadores da Flauta Transversal, tais como Postura, Respiração, Sonoridade, Escalas e Repertório, o flautista sueco Anders Chapelon (Lundt University) vai abordar os conteúdos em 3 palestras e bate-papos ao vivo 23,24 e 25/04), com tradução simultânea – instigando o desenvolvimento da autonomia e nos fazendo repensar como devemos aproveitar melhor os métodos e materiais que temos disponíveis hoje

"Música Popular - Introdução à Improvisação e Interpretação Criativa" é o tema do workshop que acontece das 17 às 18 horas. A atividade será uma conversa com o solista, arranjador, compositor e produtor musical Teco Cardoso que, a partir de sua experiência pessoal, discorre sobre a importância da improvisação no que ele acredita ser uma tendência contemporânea de convergência entre os gêneros Erudito e Popular, com exemplos tirados do concerto “Erudito Popular … e vice-versa”, que fez ao lado do pianista Tiago Costa. Com sugestões de exercícios básicos de percepção, interação, desenvolvimento de motivos e tratamento harmônico, o músico termina abrindo para perguntas e interação com os ouvintes. Não é necessário fazer inscrição.

E fechando as atividades desta data tão importante, o Festival promove com uma imperdível Roda de Choro com o professor e flautista Sérgio Morais, que já atuou ao lado de nomes como Hamilton de Holanda, Carlos Malta e Beth Carvalho, entre outros. Ele será acompanhado pelo grupo Regional de Choro, formado por Fernando César (violão 7 cordas), Léo Benon (cavaquinho) e Valerinho Xavier (pandeiro). No repertório, uma homenagem ao ritmo brasileiro, com músicas de Jacob do Bandolim a Zequinha de Abreu, Pixinguinha, Sivuca, além de composições próprias.

Fiquem ligados e compartilhem com os amigos.