17 de fevereiro de 2021

O mestre do vibrafone, Rodrigo Picolé em uma edição imperdível do Mistura Fina.

O Mistura Fina, programa que vai ao ar pela Rádio Inconfidência é sempre composto por conteúdos imperdíveis quando se trata de ouvi-los sob a perspectiva de grandes instrumentistas e compositores da música brasileira. Uma das edições que foram ao ar neste mês de  fevereiro ganhou o toque pessoal do vibrafonista e baterista mineiro, Rodrigo Heringer.

Rodrigo Picolé, como é mais conhecido, reside atualmente em Salvador, atuando como professor na UFNB, mas mantem ativa sua ligação com o meio musical mineiro. Durante o programa que foi ao ar no último dia 9, ele nos conta um pouco sobre sua história e como o Choro surgiu como um gênero com forte influencia em sua trajetória artística e acadêmica.

Além de uma imperdível seleção musical ele inclui no roteiro, informações importantes sobre a presença do vibrafone no Choro, com a competência que só um grande instrumentista e pesquisador pode nos oferecer. Rodrigo é autor da tese de mestrado intitulada: "Vibrafonistas no choro e seus processos de formação: mediações e algumas contribuições à educação formal". Nesse trabalho, entre outras abordagens, o pesquisador promove uma reflexão acerca da aprendizagem do Choro por vibrafonistas à luz da formação dos músicos de Choro no contexto das rodas, analisando possíveis interlocuções entre os processos por eles vivenciados. (leia mais aqui)

Durante o programa vamos ouvir temas instrumentais clássicos, na performance de mestres como Jacob do Bandolim e Paulo Moura, grupos importantes para o cenário do Choro no Brasil como o "Nó em Pingo Dágua" e grupos que contam com a participação de Rodrigo como o "Sem Receita" e o "Assanhado Quarteto". Picolé acrescenta ainda em sua seleção, compositores que se tornaram referências musicais para ele como o mineiro Rafael Martini e grandes vibrafonistas como João Paulo Drummond, além de nos apresentar músicas autorais e outros instrumentistas.

O Mistura Fina - Especial Rodrigo Picolé é nossa sugestão de audição de hoje. Clica no rádio e ouça muito Choro e outra preciosidades instrumentais.

Mistura Fina
Com Uma personalidade diferente a cada semana
Outros conteúdos do Programa Mistura Fina você pode ouvir diretamente no site da Rádio Inconfidência FM