11 de junho de 2020

Assanhado Quarteto promove mais uma live e recebe hoje o instrumentista João Camarero.

A Série de lives “Assanhado Quarteto Convida” é um bate-papo que acontece às terças e quintas-feiras,  com transmissão ao vivo pelo Instagram. E hoje, o grupo recebe, às 17 horas,  o violonista João Camarero.

Durante a série, o grupo tem recebido artistas, produtores, pesquisadores e outras pessoas relacionadas à cultura, para um bate papo e troca de experiências ao vivo, propiciando a aproximação nesse momento de isolamento social. E por ali já passaram Mário Sève, Sérgio Santos, Marcelo Chiaretti, Caetano Brasil, Carol Panesi, Luis Barcelos, Cristóvão Bastos, entre outros. E hoje chegou a vez de João Camarero.

João Camarero é paulista de Avaré, onde cresceu vendo rodas de músicos na espaçosa casa dos pais. Ninguém tocava na família mas o garoto estava ali, absorvendo o que podia dos chorões da cidade. Os estudos vieram dos 14 para os 15 anos, quando já sabia o que seria da vida. Hoje é considerado um virtuoso do violão sete cordas pelo público e por artistas de alta performance do cenário da musica brasileira e internacional.

Em várias entrevistas jornalísticas João Camarero é citado sempre com alta consideração, como nesta matéria publicada em maio de 2006 quando foi apontado como "a maior revelação do violão em muitos anos": “É um craque do violão de sete cordas. Ele conseguiu pegar informações principalmente de Raphael Rabello e colocar nos dias de hoje. Seu violão é brejeiro, típico do choro, mas ao mesmo tempo ele se desenvolveu como solista tocando músicas de Radamés Gnattali. Acho que ele tem uma bela história com o violão brasileiro pela frente” (Hamilton de Holanda).
Se (o violonista) Dino Sete Cordas disse que eu seria seu sucessor, posso dizer então que passo o bastão para João. Esse garoto é a maior revelação do violão”, disse Luizinho Sete Cordas, uma das lendas do instrumento na linguagem do Choro.

Então está combinado: hoje tem encontro com o Camarero. Até lá.