1 de maio de 2019

SEMANA NACIONAL DO CHORO PROMOVE GRANDE ENCONTRO ENTRE OS CLUBES DO CHORO DE BETIM E DE NITERÓI.

O Chorinho volta às praças no próximo fim de semana, com shows de grandes instrumentistas que ocuparão os palcos do BH Choro, projeto que dá continuidade à Semana Nacional do Choro 2019

Os shows ocorrem nos dias 3 a 5 de maio, em três locais distintos e com a parceria do Clube do Choro de BH com a Idear Produções, produtora do evento. Confira a programação completa.

No sábado (4) o palco montado na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, receberá o grande encontro do Clube de Choro de Betim com o Clube do Choro de Niterói que se apresentam individualmente e em conjunto, a partir da 17 horas.
Clube do Choro de Betim - Foto: divulgação
O Clube do Choro de Betim é um grupo de Choro e de Samba que há mais de dez anos vem participando ativamente de projetos relacionados à música brasileira.

O grupo realiza um trabalho de formação e difusão da cultura brasileira, através de oficinas, workshops e apresentações na cidade de Betim e região, tendo já formado vários músicos na cidade, que hoje seguem carreira na área artística.

Com um repertório dançante e variado, que vai das gafeiras e marchinhas à bossa nova e música regional, o grupo tem como integrantes músicos gabaritados que carregam em seus currículos, apresentações na  França, Suíça, Nova Zelândia e Argentina.

Clube do Choro de Niterói foi fundado em 28 de janeiro de 2013 com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar este que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro, reunindo os músicos e criando um ambiente para um constante compartilhamento de informações musicais e troca de ideias que visem aprimorar a difusão do choro na cidade.

Clube do Choro de Niterói - Foto: divulgação
Promoveu suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira, propiciando uma aproximação do Choro como público universitário da Universidade Federal Fluminense e o público em geral.

Em 2016, o Clube passou a realizar suas atividades no complexo do Teatro Municipal de Niterói, com apresentações mensais na Sala Carlos Couto.

Nomes como Carlinhos Leite e Jonas do Cavaquinho representaram a cidade no cenário internacional do choro ao participarem da formação original do Conjunto Época de Ouro ao lado de Jacob do Bandolim. Em outro momento surgiram nomes como Ronaldo do Bandolim, Silvério Pontes, Rogério Souza e Márcio Hulk e tantos outros. Recentemente nomes da nova da geração de chorões da cidade, como Paulinho Bandolim e Leo Fernandes, também vêm compondo novas obras mostrando que o choro em Niterói vem se renovando.

Em cada edição, um tema é abordado, seja um autor, um disco, ou algum recorte da história do Choro e do Samba, buscando-se mergulhar no tema no aspecto musical e biográfico.  Além disso, cada edição conta com participações especiais de nomes expressivos da música do eixo Rio-Niterói.

A formação do Clube do Choro de Niterói que se apresenta em BH conta com Silvério Pontes. Alexandre Romanazzi (flauta), Charlles Peixoto (violão 7 cordas) Tiago Machado (bandolim), Marcão (trombone), convidando o pandeirista Ramon Braga.

SEMANA NACIONAL DO CHORO - BH CHORO
Data: 04 de maio (sábado)
Horário: a partir das 17 horas
Atrações:
17h00- Clube do Choro de Betim
18h30 - Clube do Choro de Niterói
Local: Praça Duque de Caxias ( Santa Tereza)
Entrada: Gratuita