29 de abril de 2019

Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro 2019 aconteceu no fim de semana, trazendo grandes shows e muita alegria para BH.

Através da parceria do Clube do Choro de Belo Horizonte e SESC MG, o projeto Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro teve início da última sexta feira (26) e reuniu grandes instrumentistas em três palcos instalados pela cidade. O evento promoveu espetáculos gratuitos que aconteceram também no sábado e domingo. A programação ofereceu atrações com grandes  artistas locais, além de trazer a BH, outros instrumentistas de renome nacional e internacional.

Na primeira noite do evento, o público prestigiou os shows que aconteceram na Praça ABC, lotando a calçada em frente ao Dalva Butiquim.

Túlio Araújo e o Choro Amoroso convidaram o flautista Bruno Teixeira no show de abertura e surpreenderam aqueles que ainda não conheciam o seu approach moderno. O grupo não se acomoda com o repertório tradicional do Choro, mas vai além e funde influências da música instrumental contemporânea mundial, evoca em suas apresentações artistas e mestres consagrados como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Altamiro Carrilho em releituras inusitadas e interpretações criativas de composições próprias. Foi  puro sucesso.

Na sequencia, o Clube do Choro de BH se apresentou com seu grupo de instrumentistas associados.

Na formação estavam Jonas Vitor no Sax, Geraldo Magela no violão, Rodrigo Alonso no cavaquinho, Frederico Lazarini no pandeiro, Hélio Pereira no bandolim e Cícero Gonzaga no acordeon. Os clássicos do Chorinho estavam no roteiro e os solos de flauta ficaram por conta da convidada Mariana Bruekers.
No sábado, a festa do Choro tomou conta da Savassi. A Orquestra Já Te digo se apresentou convidando o flautista Marcelo Chiaretti. A orquestra une o sopro de tuba, bombardino, dois trumpetes, flautim e clarineta à base de violão, cavaquinho, pandeiro, bateria e voz. Trata-se de um trabalho inédito em Minas Gerais e que procura fazer reverberar as pesquisas de reatualização do acervo musical brasileiro de forma autônoma e criativa. O público provou e aplaudiu.

O grupo de Choro do Clube do Choro voltou a se apresentar na segunda noite do evento e veio acompanhado da flautista Raissa Anastásia. O Chorinho seguiu com tudo.

Ontem, das 9 às 13 horas, o  palco montado na Praça Duque de Caxias reuniu músicos de grande expressão no cenário artístico nacional e internacional. O show de encerramento do Minas ao Luar - Especial Semana Nacional do Choro 2019 contou com a o prestígio da população que compareceu a Santa Tereza para apreciar mais este grande evento, com entrada gratuita.

Odette Ernest e Andrea Ernest emocionaram o público
com grandes interpretações dos clássicos do Choro.
Foto: Anderson Costa
A programação de domingo teve início com  o Grupo de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte,  formado por músicos associados, convidando o flautista Pedro Alvarez.

Na sequencia, o Grupo Choro da Mercearia se apresentou com Sílvio Carlos (7 cordas), Raíssa Anastásia (flauta), Marcos Ruffato (bandolim), Du Macedo (cavaquinho), Analu Braga (pandeiro) e seu convidado especial, o flautista carioca Alexandre Romanazzi.

A grande atração do dia ficou por conta da “Família Ernest”, com a presença das flautistas, mãe e filha, Odette Ernest Dias e Andrea Ernest Dias que com toda sua importância no cenário da música brasileira, trouxeram ainda maior destaque e  brilho a esta edição da Semana Nacional do Choro.

Finalizando o terceiro dia do evento, uma grande e emocionante apresentação reuniu os flautistas convidados para a celebração do instrumento destaque deste edição, quando executaram juntos "Carinhoso" do grande mestre, compositor e flautista, Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. A esta apresentação, especialmente, o público aplaudiu de pé e cantou junto, em uníssono.

A Semana Nacional do Choro continua nos dias 3, 4 e 5 de maio, com seis shows também imperdíveis. Desta vez através do BH Choro, em parceria com a Idear Produções. Chame os amigos e continue prestigiando a programação da Semana Nacional do Choro 2019.

Os flautistas Mariana Bruekers, Marcelo Chiaretti, Odette Ernest Dias, Andrea Ernest Dias, Alexandre Romanazzi, Bruno Teixeira, Raissa Anastásia e Pedro Alvarez reunidos para a execução solo de Carinhoso no grande encerramento do Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro.