23 de abril de 2014

É HOJE!

Waldir Silva e Waldir Azevedo em charge do Cartunista Quinho -  Jornal Estado de Minas

"BRASIL CHORA WALDIR", o espetáculo que acontece hoje, em comemoração ao Dia Nacional do Choro, terá participação de sócios do Clube do Choro de Belo Horizonte e convidados, que tocarão em homenagem aos mestres Waldir Silva e Waldir Azevedo.

O carioca Waldir Azevedo (1923-1980) foi um dos grandes cavaquinistas brasileiros, tendo escrito o sucesso 'Brasileirinho', tema que eternamente remeterá a quase qualquer assunto ligado ao Brasil, além de outras composições bastante conhecidas, a exemplo de 'Delicado' e 'Pedacinho do céu'. Já o xará mineiro, Waldir Silva, nasceu em Bom Despacho e construiu sua carreira em Belo Horizonte, onde tocou praticamente até morrer, em setembro passado, aos 80 anos. Também fluente no bolero e no samba-canção, escreveu 'Telegrama musical', seu grande sucesso.

As características dos homenageados são bem definidas por Jonas Cruz, presidente do Clube do Choro de Belo Horizonte: “Os dois compositores só tem coincidências”. Para ele, foram dois grandes cavaquinistas, compositores e intérpretes, além de boas pessoas. “O Azevedo eu não conheci, mas li muito sobre ele. O Silva fundou o clube conosco e sempre deu muito força para os músicos que estão começando”, completa.
Cruz, que se lembra de ver Waldir tocando semanalmente até poucos meses antes de sua morte, acredita que o cavaquinista mineiro poderia ter alcançado prestígio ainda maior: “As composições dele não ficaram tão conhecidas porque ele tocava de tudo para viver. Para animar bailes, tocava mais outros gêneros do que o choro. Se não tivesse trilhado esse caminho, a obra dele seria muito maior do que é”.
Na avaliação dele, as músicas que o amigo escreveu são caracterizadas pelas emoções que despertam. “É uma música com muito sentimento. Ele não fez músicas tão alegres, a maioria foi escrita em tom menor”, observa. Algumas delas foram dedicadas a amigos músicos. Silva, que foi funcionário dos Correios, lançou quase 30 discos.
O espetáculo acontece às 20h30, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com instrumentistas, intérpretes associados e convidados do Clube do Choro de BH e apresentação de Acir Antão. Apoio do Estado de Minas, BDMG Cultural e Rede Minas.

"Brasil Chora Waldir"- Show comemorativo do Dia Nacional do Choro.
Hoje, às 20h30.
Cine Theatro Brasil Vallourec (Rua dos Carijós, 258, Praça Sete, Centro).
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada),
à venda no local (a bilheteria fica na Avenida Amazonas, 315) e pelo site www.ingresso.com.
Informações: (31) 3201-5211 e (31) 4003-2330.