19 de fevereiro de 2024

Recital: A Evolução do Chorinho no Piano, com Evan Megaro.

O chorinho surgiu no Rio de Janeiro no final do século XIX a partir de uma prática instrumental de conjunto de um agrupamento de músicos que tocava de maneira particular o repertório europeu em voga nos salões da época. Normalmente reunidos aos domingos, os grupos (de violão, cavaquinho e flauta) apresentavam um repertório que incluía os ritmos (das danças correspondentes) de polca, mazurca, quadrilha, valsa e schottische. Ao longo do século XX, outros instrumentos foram integrados, como: o pandeiro, o saxofone, o bandolim, o clarinete, o oficleide, o bombardino e o trombone.

Os pianeiros foram os responsáveis por transformar estas danças europeias “choradas” em obras para piano solo, onde eram tocadas em cinemas, festas familiares, bailes, casamentos, batizados e aniversários. As figuras de maior destaque no início deste movimento foram Francisca “Chiquinha” Gonzaga, que utilizou o piano como instrumento de libertação e o símbolo das causas pelas quais
lutou, como o abolicionismo e os direitos das mulheres. O outro músico importante foi o pianista e compositor Ernesto Nazareth, considerado por alguns como o “Chopin brasileiro” pela inclusão de elementos eruditos em seus tangos brasileiros (hoje conhecidos como choros).

Na metade do século XX, o choro já estava consolidado e influenciava inclusive compositores (Heitor Villa-Lobos, Radmés Gnattali, Osvaldo Lacerda e Octavio Maul) da chamada “música erudita” que, em suas obras, tanto traziam no título a palavra “choro” quanto utilizavam elementos do gênero em suas composições.

Esta palestra/recital traça a evolução do choro desde suas raízes urbanas até o palco de concertos onde podemos ouvir a história do gênero e todos os seus elementos musicais através do piano solo.

Compositores a serem apresentados: Alexandre Levy, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Barroso Neto, Heitor Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Osvaldo Lacerda, Evan Megaro.

Evan Alexander Megaro, pianista, formado em Estudos de Jazz pela Universidade Estadual de Nova Jersey, EUA. Durante seu curso, no ano de 2001, realizou um semestre de intercâmbio em composição na Escola de Música da Universidade de Kingston em Londres, Inglaterra. Após sofrer graves lesões ligamentares nas mãos em 2004, estudou e reabilitou as mãos pela Técnica Taubman com Eleanor Hancock e John Bloomfield no Golandsky Institute em Manhattan, Nova York até 2010. Veio para o Brasil no mesmo ano, iniciando o curso de pós-graduação em Música (Mestrado) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2010 sob a orientação da Dra. Miriam Grosman. Concluiu sua dissertação no ano de 2013 com foco nas obras brasileiras para piano e no gênero baião, obtendo o título de mestre em Práticas Interpretativas. Em 2020, obteve o Doutorado em Performance (com foco nas obras de Octavio Maul e no gênero de choro para piano solo) na Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte) sob a orientação da Dra. Margarida Maria Borghoff e Dr. Fausto Borém de Oliveira. Atualmente apresenta chorinho, jazz e música erudita no mercado musical em Belo Horizonte e seus arredores.

Recital: A Evolução do Chorinho no Piano com Evan Megaro
Data: 24/02/2024
Horário:19h30
Local: IDEA Espaço Cultural - Rua Bernardo Guimarães, 1200 Funcionários -Belo Horizonte, MG