12 de janeiro de 2024

Casa da Cidadania Margarida Silva Costa, em Itabira (MG), será inaugurada hoje com emoção e muito Chorinho.

Dona Margarida Silva Costa - Foto: album de família

A Casa da Cidadania Margarida Silva Costa, espaço projetado para a convivência e articulação das entidades da sociedade civil organizada do município de Itabira srá inaugruada nesta sexta-feira (12/01), às 18 horas. O cerimonial inclui a apresentação de um quarteto de Choro com convidados muito especiais.

O projeto de lei de autoria do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), que criou e denominou a Casa de Cidadania Margarida Silva Costa, foi aprovada pela Câmara Municipal de Itabira em 23 de maio de 2023. A Casa de Cidadania recebeu o nome de Margarida Silva Costa por ter sido ela uma atuante voluntária nas instituições sociais itabiranas como o Combem, Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Pastoral do Menor da Diocese de Itabira, sempre com atuações marcantes que deixaram um legado de dedicação ao próximo. Ela foi também vanguardista no mundo do trabalho, tendo sido a primeira mulher a ingressar no quadro de empregados da então Companhia Vale do Rio Doce (CVRD, aos 25 anos, no primeiro dia de setembro de 1945.

Em sua longa vida, ela sempre preferiu ensinar a pescar a dar o peixe. Dona Margarida sempre lutou pela inclusão social, tendo vários exemplos de jovens que por ela foram assistidos – e que ingressaram no mercado de trabalho com a profissão que aprendeu nas oficinas do Combem e com o estímulo para continuar estudando.

CHORO DE FILHO
A ativista social Margarida Silva Costa faleceu em 2 de agosto de 2022, aos 101 anos. Foi casada com Tomaz da Costa Filho e dessa união nasceram os seus seis filhos. Entre eles, o vilonista Silvio Carlos que nesta noite convida os companheiros Thamires Cunha (clarineta), Luciana Alvarenga (piano) e Daniel Guedes (pandeiro) para uma apresentação muito especial onde estará prestando uma homenagem à sua genitora e reverência à Casa da Cidadania de Itabira, sua cidade natal. Estejam todos convidados.