13 de novembro de 2023

O Clube do Choro de BH está de luto. Faleceu nesse domingo (12), seu sócio fundador e ex Presidente, Jonas Cruz.

Jonas Cruz - Foto: Actionbhz

Com imenso pesar e  tristeza, o Clube do Choro de BH cumpre a dolorosa missão de comunicar a todos os associados e amigos, o falecimento do seu Sócio fundador Jonas Cruz, ocorrido na manhã desse domingo (12/11). O velório e sepultamento ocorrerão nesta segunda-feira, em Belo Horizonte.

Além de um dos fundadores do Clube do Choro de BH, Jonas Cruz presidiu a instituição nos primeiros 10 anos de sua existência, tonando-se um dos seus maiores incentivadores e apoiadores. Atualmente, ele ocupava o cargo de presidente do Conselho Fiscal.

Ele formou-se aspirante da PMMG em 1967. Em sua bem sucedida carreira militar,  alcançou a patente de Tenente Coronel, tendo inclusive ocupado o cargo de Secretário Adjunto do Gabinete Militar do Governador no período de 1988 a 1990. Tinha 75 anos e era casado com a Sra Marisa Cruz com quem teve duas filhas.

Jonas Cruz - Foto: Actionbhz
Coronel Jonas era amante da música e tinha o bandolim como instrumento de predileção, apresentando-se esporadicamente tocando esse instrumento nas reuniões de confraternização do Clube, que por muitos anos organizou com dedicação.

Admirado e querido por todos, ele cultivava e inspirava as amizades. Inspirou inclusive o compositor mineiro Gervásio Horta que compôs um tema especialmente dedicado a ele: o "Samba do Coronel" cuja letra diz: "Faço continência pro coronel antes de comer a feijoada/Faço continência pro coronel que comanda o choro da rapaziada/faço continência pro coronel Jonas Cruz/Faço continência, mas só canto a primeira/A segunda parte eu não sei onde pus". A composição faz referência ao prato tradicional de muitos eventos do Clube: a deliciosa feijoada completa, tantas vezes presente nos eventos realizados pelo Coronel Jonas, e cujo sabor inigualável era também uma patente.

O Clube do Choro de BH terá sempre em sua pessoa uma inspiração por sua atuação e dedicação contínua por tantos anos. Nossa saudade e gratidão serão eternas.

A família de Jonas Cruz informa que o seu velório será realizado no Funeral House (Av. Afonso Pena, 2.158 - Funcionários - BH ) nesta segunda-feira (13/11) de 10h30 às 14h30, na Sala Phoenix. O sepultamento ocorrerá às 15h30 no Cemitério Parque da Colina.