22 de novembro de 2023

22 de Novembro: Dia da Música e daqueles que dominam a arte de transformar emoções em melodia.

O Dia do Músico é comemorado anualmente em 22 de novembro. Esta data homenageia os artistas que interpretam melodias e harmonias que encantam a humanidade há milhares de anos. E essa celebração se dá no mesmo Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos, bastante reconhecida no Brasil.

Talvez você não saiba, mas temos um decreto federal de fevereiro de 1932 que determina que o dia 22 de novembro seja comemorado como o “Dia da Música e dos Músicos” aqui no Brasil. A data foi solicitada pelo Diretório Acadêmico do Instituto Nacional de Música, com o apoio do diretor e professores do mesmo Instituto, das diversas associações musicais e de outros centros de cultura do país.

Nesta data tão especial, o Clube do Choro de Belo Horizonte abraça cada um dos seus músicos associados e amigos, desejando-lhes muita felicidade e sucesso em todos os palcos da vida, rogando proteção para todos. Celebremos!

ORAÇÃO DO MÚSICO

Deus, Todo-Poderoso, que nos destes a vida, os sons da natureza,
o dom do ritmo, do compasso e da afinação das notas musicais,
dai-me a graça de conseguir técnica aprimorada em meu instrumento,
a fim de que eu possa exteriorizar meus sentimentos através dos sons.

Permiti, Senhor, que os sons por mim emitidos
sejam capazes de acalmar nossos irmãos perturbados,
de curar os doentes e de animar os deprimidos;
que sejam brilhantes como as estrelas
e suaves como o veludo.

Permiti Senhor, que todo o ser que ouvir o som do meu instrumento
sinta-se bem e pressinta a Vossa Presença.

Imgem : Santa Cecília Padroeira dos Músicos - Fonte: Internet