7 de junho de 2023

Trombones que Choram: palestra com o Professor Dr. Marcos Flávio e apresentação do Coral de Trombones e Tubas da UFMG compõem a programação de hoje da Série Viva Música.

Criado em 2002 pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, o Projeto Viva Música engloba um conjunto de atividades articuladas entre si. Entre elas, destaca-se a Série VivaMúsica que inclui a organização de palestras e concertos semanais vinculados a uma disciplina da graduação e abertos ao público em geral.  Nesta quarta-feira (07), a série promove a partir das 17h20 a palestra "32 Anos do Curso de Trombone na UFMG: história e egressos" que será proferida pelo Professor Doutor Marcos Flávio Aguiar que também regerá o Coral de Trombones e Tubas da UFMG que de apresenta às 18 horas. A atividade, presencial e gratuita, acontece no Auditório da escola de Música/Campus Pampulha.

O CORAL DE TROMBONES E TUBAS vem desde 2001, cumprindo papel decisivo na formação dos Trombonistas e Tubistas da Escola de Música da UFMG. Grupo de caráter extensivo, abarca alunos de outras instituições, ex-alunos e músicos de uma forma geral, já que é aberto a participações de alunos da classe de regência, música popular, percussão, além da classe de Trombone/Tuba.
Esse grupo instrumental, de rara expressividade e sonoridade musical, atualmente vinculado ao programa de extensão Grandes Grupos Instrumentais da Escola de Música da UFMG, tem atuado com base nos fundamentos da extensão universitária, interferindo positivamente na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade, proporcionando ao público música de alta qualidade artística. Para este ano, o Coral vem apresentando o concerto “Trombones que Choram”, com a participação de Vitor Nascimento (bateria), Rafael Maia (Violão 7cordas) e Pedro (Cavaquinho), tocando sambas, bossas e choros. O Coral de Trombones e Tubas têm como Regente e Coordenador o Prof. Marcos Flávio Freitas.

PROGRAMA DO CONCERTO
Coral de Trombones e Tubas da UFMG
Regência e coordenação - Prof. Dr. Marcos Flávio
Repertório:
André de Sapato Novo (André Vitor Correa)
Carinhoso (Pixinguinha)
Por Causa de Você (Tom Jobim)
Flor Amorosa (Antônio Callado)
Odeon (Ernesto Nazareth)
Se todos fossem iguais a você (Tom Jobim)
Na Glória (Raul de Barros)
Eu sei que vou te amar (Tom Jobim)