20 de junho de 2023

O Choro está na Lagoinha: pouco a pouco esse importante gênero músical brasileiro vem ganhando espaço em uma das regiões mais tradicionais de BH.

Foto: Matheus Matta

Pouco a pouco o Choro, um dos gêneros musicais mais autênticos da música brasileira vem ganhando maior destaque na agenda cultural de uma das regiões mais tradicionais de BH. Diversos grupos ligados à execução do vasto e rico repertório do Choro estão se reunindo para revitalizar ou fomentar musicalmente espaços instalados na região que acolheu imigrantes e operários que tiveram um papel importante na construção dessa cidade e que ficou famosa pela boemia e tradição cultural.

Recentemente,  o Festival Gastronômico da Lagoinha, evento dedicado a enaltecer as características pitorescas da região e com a missão de divulgar a gastronomia local, deu também destaque ao Choro. Com a temática “Cozinha Mineira”, o evento oferece uma programação diversa que valoriza empreendedores locais da Lagoinha e revela a riqueza da gastronomia de Minas, em três dias de programação gratuita. A segunda edição do festival promoveu também diversas apresentações musicias, entre elas a do Grupo Baticum formado por instrumentistas renomados no cenário do Choro de BH. O show reuniu um público apaixonado pela música brasileira de qualidade e trouxe excelência à programação do Festival.

Toda a aprogramação do festival aconteceu no Mercado da Lagoinha (CRESAN -Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional) localizado à Av. Pres. Antônio Carlos, 821. O espaço, que já foi um centro de comercialização de produtos agrícolas, hoje é uma referência em qualificação profissional com foco em Segurança Alimentar e Nutricional, oferecendo formações em gastronomia mineira e belo-horizontina, panificação, confeitaria e em agroecologia. O Mercado da Lagoinha está em processo de análise de tombamento pelo Patrimônio Histórico e cultural do Município, assim como vários outros prédios da região, como parte da história da fundação da Capital.

Encontro com Mestres. Foto: Matheus Matta

Desde dezembro de 2021, conforme anunciado pela PBH, as associações, coletivos e demais instituições que tenham interesse em utilizar os espaços do Mercado podem fazer a reserva para atividades, reuniões, oficinas e encontros sem fins lucrativos, de acordo com a disponibilidade da agenda.

No mês de maio, foi a vez do "Encontro com Mestres" ocupar o Mercado da Lagoinha. O projeto totalmente dedicado à difusão e ensino do Choro promoveu diversas oficinas e shows gratuitos, reunindo grandes instrumentistas e professores do gênero musical, em dois dias de atividades. O projeto foi captaneado pelo Regional da Serra, grupo que vem se consolidando como um importante fomentador de projetos ligados ao Choro na capital mineira.

Shows e oficinas do Projeto Encontro com Mestres promoveram intercâmbio entre diversas gerações de músicos, mestres e aprendizes em espaços instalados no bairro da Lagoinha. Foto: Matheus Matta

Vale também lembrar que a sede administrativa do Clube do Choro de BH está instalada na região. Em escritório localizado à Rua Itaitaia nº 98, se reúnem o Presidente Acir Antão e os demais membros da Diretoria em exercício da gestão desta instituição que acaba de completar 17 anos de fundação.

O Clube do Choro de BH não tem fins lucrativos e suas ações ocorrem através de atividades de instrumentistas, compositores e intérpretes, que se dedicam ao estudo e apresentação do Choro em diferentes espaços alinhados ao objetivo de difusão desse gênero musical brasileiro. Entre seus associados, figuram membros de diferentes grupos, conjuntos e regionais de grande expressão no cenário da música brasileira. Para ser sócio do Clube do Choro de Belo Horizonte não é necessário ser músico, mas sim gostar da boa música brasileira (solicite sua ficha de inscrição aqui).

Casarão do Bença Bençoi - Foto: divulgação
O Bença Bençoi é outro espaço instalado na região e que vem prestigiando e abrindo sua agenda cultural para apresentações de grupos dedicados à execução desse gênero musical. Inaugurado em 2021, está instalado em um casarão dos anos 60, à rua Diamantina, 492.

O nome da casa veio de um costume da família de uma das sócias do local (e de muitos outros mineiros de abreviar as palavras) – quando alguém pede a benção, a mesma pessoa já responde "bençoi", uma abreviação da palavra abençoe.

O local tem dado um novo sentido ao bairro da Lagoinha, um dos mais longevos de BH, e movimentado a noite da região. Com um quintal charmoso, o Bença Bençoi além de suas atrações gastronômicas da culinária mineira conta com música ao vivo – inclusive noites de Choro.

Foto: divulgação
Às terças-feiras, a partir das 19 horas. O Chorosas, grupo formado exclusivamente por mulheres, é quem ocupa o palco do Bença, Bençoi.

Christiane Cordeiro no cavaquinho, Mariana Martins no violão, Poliana Soares na clarineta, Priscila Norberto na flauta transversal e Anna Lages no pandeiro trazem um repertório que inclui clássicos do Choro, composições autorais e outras feitas por mulheres de várias gerações, de Chiquinha Gonzaga à atualidade, buscando fomentar o trabalho de mulheres instrumentistas e compositoras.

O resultado é um som alegre e audacioso, que mistura toques da música moderna com essência do Choro. Programe-se para curtir o melhor do Choro, na Lagoinha.

Texto redação: Mazza Pena
Fotos: Créditos