19 de maio de 2023

"O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino", livro de autoria do músico e pesquisador Humberto Junqueira será lançado neste domingo, com bate-papo e roda de Choro.

Humberto Junqueira, doutor em Música, História e Sociedade, além de violonista e compositor reconhecido por sua profícua trajetória, faz no próximo domingo (21/05) o lançamento de sua mais recente obra "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino". O livro está sendo publicado no ano em que celebramos o centenário de nascimento do violonista Mozart Secundino de Oliveira, um personagem fundamental para a história do Choro em Minas Gerais.
A sessão de lançamento ocorrerá no O Muringueiro , às 10h30, juntamente com um bate papo que contará com as presenças de Alana Márcio, Edir Nascimento, Mozart Junior, Dani Meira, Zé Carlos Choairy, Artur Pádua, Gustavo Monteiro e Lucia Campos, parentes e amigos importantes do personagem principal desse livro. A programação inclui também uma roda de Choro aberta, que pretende reunir todos os músicos presentes em uma grande homenagem ao mestre Mozart.

O autor Humberto Junqueira  em um dos muitos momentos que esteve ao lado do personagem principal de seu livro, o mestre  Mozart Secundino - Foto: arquivo pessoal Humberto Junqueira.

MOZART SECUNDINO foi um dos fundadores do Clube do Choro de BH. Ele levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Ele cultivou o chamado violão de seis cordas de acompanhamento, típico dos agrupamentos designados como regionais, alcançando, ao final dos anos 2000, notório reconhecimento público. Escutar o violão de Mozart significa escutar várias histórias diferentes; é seguir um rastro; uma tradição, como um caçador de volta no tempo. Escutar essa música significa percorrer uma trilha, seguir as indicações de gestos e ações de um corpo que transporta enigmas. São esses enigmas que este trabalho assinado por Humberto Junqueira busca identificar.

Sobre a importância do trabalho assinado por Junqueira, o violonista, compositor e arranjador Zé Paulo Becker escreveu: "O violão popular brasileiro é reconhecido no mundo inteiro. Mas são tantos os violões brasileiros: o violão solista do Baden, do Rafael Rabelo; violão acompanhador do João Gilberto, do Gil, do João Bosco; o erudito dos irmãos Assad, do Villa-Lobos, do Turíbio; o harmônico do Guinga, do Toninho Horta, o virtuoso do Yamandu, do Marco Pereira, enfim são muitos estilos e escolas. E tem um violão brasileiro peculiar que é o violão de seis cordas no acompanhamento do Choro. Um violão que muitas vezes fica em segundo plano, sem o destaque do sete cordas mas que tem papel fundamental no regional. Dissecar esse violão, estudar os personagens que despontaram no papel de “seis cordas” é de extrema importância para se compreender o violão brasileiro. O livro de Humberto Junqueira apresenta um substancioso trabalho ao pesquisar a vida e a obra do violonista mineiro Mozart. Um trabalho realizado a partir das exigências da academia mas que extrapola sua função de tese proporcionando uma ótima e saborosa experiência ao leitor."

Lançamento do Livro de Humberto Junqueira: "O choro em contexto: nas baixarias de Mozart Secundino" com bate papo e roda de Choro aberta
Data: 21/05/2023 (Domingo)
Horário: 10h30
Local: O Muringueiro - Rua Juacema, 416 - Bairro da Graça - BHInformações: (31) 99319-5525E