23 de maio de 2023

Clube do Choro de BH celebra uma extensa agenda de shows promovidos e participações especiais em eventos de destaque durante todo o mês de abril.

"Promover, produzir e apoiar atividades culturais e artísticas ligadas ao Choro Brasileiro" é um dos objetivos do Clube do Choro de Belo Horizonte, conforme disposto em seu Estatuto Social. Ao longo de sua trajetória, a instituição vem cumprindo este compromisso assumido desde sua fundação. Neste ano,  a celebração pelo Dia Nacional do Choro (23 de abril) ganhou uma extensa agenda de espetáculos promovidos pela entidade, além de participações de seus grupos musicais em diferentes palcos da Cidade, registrando um total de 16 eventos de muito sucesso, em um único mês.

Acir Antão, Presidente do Clube do Choro de BH no comando do microfone anunciando as apresentações  do projeto "O Choro desta cidade sou eu- Clube do Choro de BH" - Foto: Idear Produção
O Projeto "O Choro desta Cidade sou eu - Clube do Choro de BH" promoveu 6 shows de alta qualidade nos dias 15, 22 e 29 de abril, em palco montado na Feira Tom Jobim e com acesso livre a toda população. Os shows, promovidos pelo Clube do Choro de BH em parceria com a Idear Produção, contaram com a participação de vários grupos ligados ao Clube do Choro de BH incluindo representantes da velha guarda até jovens instrumentistas, músicos profissionais e amadores promovendo um encontro de gerações tanto no palco como na plateia.

O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH reuniu um grande público, de diferentes gerações, e manteve em pauta sua missão de promover as atividades culturais - Foto: Idear Produção

Com um elenco de grandes instrumentistas associados, o Clube do Choro de BH dispõe de várias formações que representam a entidade nos eventos.  No dia 22 de abril o Clube do Choro de BH participou como banda de acompanhamento no espetáculo "Nelson Gonçalves - Eterno Boêmio", estrelado pelo comunicador e cantor Acir Antão, no palco do Teatro Raul Belém Machado.

Escola Popular de Pandeiro no palco do "O Choro desta cidade sou eu -
Clube do Choro de BH" Foto: Idear Produção
Dando continuidade à sua missão de apoiar atividades artísticas e visando também a formação de novos talentos ligados ao Choro, a série de espetáculos do projeto "O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH" incluiu em sua programação do dia 29 de abril, um pocket-show da Escola Popular de Pandeiro, idealizada e dirigida pelo Professor Frederico Lazzarini, também associado da entidade.

Deste mesmo projeto, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, outros shows foram realizados como contrapartida.

Clube do Choro no Descontorno Cultural - Foto: Amanda Andrade
O primeiro deles  no dia 15 de abril, no Centro Cultural Salgado Filho da PBH. O Show fez parte da  Mostra Descontorno Cultural. No palco estiveram reunidos músicos da Velha Guarda do Choro de BH apresentando um repertório de clássicos do gênero assinado por grandes mestres, inclusive parte da obra de Waldir Azevedo, no ano de seu centenário. Outro, contando com a participação dos músicos que formam o Grupo Biruta Choro e Samba, aconteceu no dia 30 de abril, como parte da programação do Projeto BH + Feliz e em colaboração com a Fundação Municipal de Cultura.

Grupo Orapranois e muitos outros Chorões no Dia Nacional do Choro
 Foto Idear Produção
E como não poderia deixar de ser, o Dia Nacional do Choro (23 de abril) foi celebrado com uma grande Roda de Choro.
O evento foi realizado no "Beco do Choro" - espaço cultural Tua Pizza e o Clube do Choro de Belo Horizonte foi representado pelo Grupo Orapranois, formado por músicos associados. Muitos outros Chorões também se reuniram, de forma espontânea, à grande roda formada por diferentes gerações de instrumentistas que executaram clássicos do Choro instrumental e cantado, aplaudidos por um público fiel às expressões da excelência da música brasileira.

Clube do Choro de BH esteve presente em vários momentos do BH Choro 2023. Foto: Thiago Fernandes

Entre os destaques desta agenda do  Clube do Choro de BH, somam-se ainda 3 participações em palestras realizadas por associados e membros da sua diretoria e 2 shows durante a programação do projeto BH Choro.  Estes protagonizados pelo Grupo Clube do Choro de BH e pelo Velha Guarda do Clube do Choro de BH. O evento aconteceu em um grande palco montado na Praça Duque de Caxias , no bairro Santa Tereza.

Desta forma, com 16 grandes eventos, o Clube do Choro completa o seu 16º ciclo de existência e se prepara para iniciar neste mês de maio, mais um ano de atividade. Aguardem por muito mais... Vem aí a agenda dos 17 anos do Clube do Choro de BH.