25 de abril de 2023

Segundo espetáculo da série "O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH" dá sequência ao sucesso do projeto.

Do palco, a excelência da música brasileira executada por grandes instrumentistas foi regente da alegria de uma plateia que lotou a Feira Tom Jobim no último sábado.

No último sábado (22/04), véspera do Dia Nacional do Choro, o clima festivo e musical que abraçou a Feira Tom Jobim pronunciava que o público esperava com muita saudade os eventos de Choro nas ruas de BH. Com todas as cadeiras e outros espaços sobre as árvores ocupados por pessoas de diferentes idades, os aplausos calorosos dedicados durante o segundo espetáculo da série "O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH" confirmavam que a música brasileira de qualidade sempre será uma grande atração.

.A alegria da volta do Choro às ruas e nas praças com o público animado e participativo aplaudindo as atrações do espetáculo (Foto: Divulgação CCBH)

O primeiro show da manhã teve inícío às 11 horas e reuniu no palco Lucas Telles (violão de sete cordas), Marcelo Chiaretti (flauta), Abel Borges (percussão) e Bruno Velloso (contrabaixo), instrumentistas de destaque no cenário musical brasileiro e também em festivais internacionais. Nos seus currículos pessoais eles trazem vasta experiência como músicos, arranjadores, professores e pesquisadores, com produções tanto como instrumentistas como compositores de peças registradas em álbuns lançados no formato solo ou como participantes de grupos reconhecidos pelo público e crítica.

Quarteto instrumental abrindo o evento com um repertório especialíssimo. Foto: Divulgação CCBH

Com uma performance impecável e à altura de sua formação, o quarteto apresentou um repertório de alto nível, incluindo composições autorais e de grandes mestres do Choro como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Radamés Gnattali.

Diferentes gerações ocupando os espaços da Feira Tom Jobim
 no último sábado. Foto(Foto: Divulgação CCBH
)
O público ouviu e aplaudiu os temas instrumentais "Esse é pro Juá", "Alumiado" e "Taipú" composições assinadas por Lucas Telles. De Marcelo Chiaretti, o quarteto tocou: "Nômade" e "Cadaqués" esta composta em parceria com Cristiano Vianna.
E fechando o programa com a reverência que a véspera do Dia Nacional do Choro solicitava, o quarteto tocou os clássicos: "Ginga do Mané" de Jacob do Bandolim; "Um a zero" de Pixinguinha e "Papo de Anjo" de Radamés Ganattali. Um show que merece bis em muitos outros palcos.

Acir Antão, Presidente do Clube do Choro de BH , ao microfone, no comando das apresentações Foto: Divulgação CCBH

Dando sequência à programação o Presidente do Clube do Choro de BH, Acir Antão, atuando como mestre de cerimônia e com todo o estilo próprio de uma carreira histórica como comunicador, anunciou para público a segunda atração: o grupo Samba & Choro de Quintal

Grupo Samba & Choro de Quintal a segunda atração do dia- Foto: Divulgação CCBH

Ultrapassando 20 anos de fundação, o grupo tem como integrantes Marcos Flávio no trombone, Ramon Braga no pandeiro, Henrique 7 cordas ao violão, Cleidiano Machado no  cavaquinho e Juninho Braga no vocal. Profissionais que acumulam experiências várias na área musical, como ensino, regência, pesquisa, além de ostentar um currículo com apresentações em todo o Brasil e também no exterior.
O grupo levantou o público e instalou de vez o clima festivo na Feira Tom Jobim com um repertório altamente dançante, incluindo ritmos como o samba de gafieira e conferindo à apresentação  um tom alegre e interativo, apreciado pelo público até o último acorde.

O repertório altamente dançante do Samba e Choro de Quintal animando o público. Foto Divulgação CCBH
No repertório foram incluídas as  composições de Cartola "Tive sim", "O mundo é um moinho", "Corra e olhe o Céu", além de outros mestres como Geraldo Pereira, Paulinho da Viola, Noel Rosa, Adoniram Barbosa e Rolando Boldrin. O público também aplaudiu pérolas da música brasileira tais como "Tico tico no Fubá" (Zequinha de Abreu), Baião Delicado (Waldir Azevedo), Baião Barroco (Simone Guimarães) e Assanhado (Jacob do Bandolim).

Músicos do Grupo Samba & Choro de Quintal abraçados por Paulo Ramos, Diretor Cultural do Clube do Choro de BH e também produtor do evento. Foto: Divulgação CCBH

O projeto "O Choro desta cidade sou eu - Clube do Choro de BH" continua. No próximo sábado (29/04), o terceiro show desta série acontece no mesmo horário e local. Não perca. Programe-se, convide os amigos e leve a família.

O projeto O Choro desta Cidade Sou Eu é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, com patrocínio da MGS – Minas Gerais Administração e Serviços S/A, realização da Idear Produção e Clube do Choro de Belo Horizonte.

Confira o álbum completo de fotos e vídeos desse evento. Crédito das imagens: Idear Produções