6 de fevereiro de 2023

Projeto Pixinguinha Como Nunca traz 50 obras inéditas do compositor, 50 anos após sua morte.

Foto: Arte de Solange Escosteguy

O projeto Pixinguinha Como Nunca será dividido em quatro partes, sendo a primeira delas, Pixinguinha Virtuose, disponibilizada na última sexta-feira. O Sexteto do Nunca, sob direção de Henrique Cazes, gravou os 12 primeiros temas.

O projeto Pixinguinha Como Nunca, que será dividido em quatro partes, traz 50 obras inéditas do compositor, arranjador, flautista e saxofonista carioca, no mês em que se completam 50 anos de sua morte, ocorrida em 17 de fevereiro de 1973.

O projeto Pixinguinha Como Nunca começa com o primeiro volume, Pixinguinha Virtuose, e que está liberado, nos aplicativos de streaming, desde esta sexta-feira (3), editado pela gravadora Deck.

O Sexteto do Nunca, sob direção de Henrique Cazes, gravou os 12 primeiros temas que compõem o Pixinguinha Virtuose.

Projeto Pixinguinha Como Nunca traz 50 composições inéditas do mestre

Um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos, Pixinguinha (ou Alfredo da Rocha Vianna Filho) compunha compulsivamente. Com um profundo conhecimento da tradição do choro e do samba, Pixinguinha (23 de abril de 1897 – 17 de fevereiro de 1973) foi ao longo de sua vida um modernizador constante, experimentado nos campos da forma e da harmonização e aperfeiçoando uma linguagem de contraponto popular sofisticada e virtuosística. Mesmo nos últimos anos de vida, quando a atividade de instrumentista foi se tornando rara, não parou de compor e deixou um precioso acervo, atualmente sob os cuidados do Instituto Moreira Salles (IMS).

Ao realizar o inventário das composições inéditas em gravação e edição impressa, a equipe do IMS encontrou cerca de 50 composições, um tesouro constituído por obras de diferentes fases da vida do Gênio do Choro. O projeto Pixinguinha Como Nunca revela ao público esse tesouro, através de 4 álbuns digitais, lançados pela gravadora Deck, que contam com a direção artística do cantor e ator Marcelo Vianna, neto e pesquisador da obra de Pixinguinha e a direção musical de Henrique Cazes, integrante do Sexteto do Nunca, e pesquisador constante da obra do artista carioca.

O primeiro volume do projeto que homenageia Pixinguinha

O primeiro álbum do projeto Pixinguinha Como Nunca, Pixinguinha Virtuose, com capa assinada pela artista Solange Escosteguy, foi lançado nesta sexta-feira, dia três de fevereiro, e mostra obras de grande virtuosismo executadas por sexteto de notáveis: Carlos Malta (flauta e sax), Silvério Pontes (trompete), Marcelo Caldi (sanfona), Marcos Suzano (percussão), João Camarero (violão de 7 cordas) e Henrique Cazes (arranjos e cavaquinho). Marcelo Vianna participa dizendo os versos de Moacyr Luz que abrem o disco. Na mesma ocasião, será lançado o videoclipe gravado em estúdio de “Saudades de Cafundá”, dirigido e editado por Luciana Andrade.

Além dos álbuns, dia 16 de fevereiro haverá uma apresentação de lançamento do projeto Pixinguinha Como Nunca, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Dia 17 do mesmo mês completam 50 anos sem Pixinguinha.

Confira a primeira parte do projeto “Pixinguinha Como Nunca”, “Pixinguinha Virtuose”, em seu aplicativo de áudio predileto.

Fonte: https://versoseprosas.com.br/