21 de fevereiro de 2023

Hoje, com a alegria do Carnaval, celebramos o centenário de nascimento do mestre violonista Mozart Secundino de Oliveira.

Mozart Secundino simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade - Foto: Artbhz

Nesta terça terça-feira de Carnaval (21) o Choro belo-horizontino está em festa. O dia não poderia ser mais apropriada para celebrarmos, com imensa alegria, o centenário de nascimento do mestre violonista, Mozart Secundino de Oliveira. Dentre as atividades dedicadas à comemoração desta data estão programadas rodas e grande encontro de grupos de Choro, lançamento de livro, dentre outras atividades.

Mozart Secundino - Foto: reprodução
Mozart Secundino
nasceu em 21 de fevereiro de 1923, em Bandeirinha, Distrito de Betim – MG. Durante a vida fez de tudo um pouco: entregou marmitas, carregou compras no Mercado Central de Belo Horizonte, dirigiu táxi e se dedicou à venda de doces por mais de 20 anos, mas a consagração lhe veio através da música, tendo se tornado uma das figuras mais emblemáticas do universo do Choro Mineiro.
Ele aprendeu a tocar violão com o professor Bento de Oliveira. De início, passou a tocar em bares da capital para complementar o salário, mas tornou-se um dos grandes mestre do violão de seis cordas. Dedicado ao chorinho, tocou desde a década de 50 com Waldir Azevedo até que se despediu deste amigo e seguiu subindo aos palcos ao lado dos grupos Corta Jaca, Quem são Chora não Mama, Piolho de Cobra e em todas as rodas de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte do qual foi um dos membros fundadores. Mesmo inspirado pelos mestres Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e outros, Mozart sempre se entusiasmou tocando ao lado dos jovens chorões, com quem se apresentava várias vezes por semana.

Sua simplicidade e generosidade eram características marcantes. A composição de Jacob Bandolim, “Simplicidade” era uma das canções favoritas de Mozart e, também, é título do documentário que conta a sua história. O documentário estreou em 2015, no dia em que Mozart completou 92 anos e contou com sua ilustre presença na plateia. O mestre Mozart faleceu em 22 de novembro de 2015 mas permanece como uma das figuras mais respeitadas e queridas do choro de BH.
Ele simbolizou para o nosso ambiente musical o que se costuma chamar de unanimidade.

Capa "O Choro em Contexto - Nas baixarias de
Mozart Secundino"  - Foto: divulgação

Com previsão de lançamento para o início do segundo semestre, o livro "O Choro em Contexto - Nas baixarias de Mozart Secundino" de autoria do instrumentista, compositor e mestre em música, Humberto Junqueira também faz parte das celebrações.
Além de sua atuação no campo acadêmico, Junqueira se envolveu profundamente com a música popular, mais especificamente o Choro, tornando-se uma das referências no violão de sete cordas no estado de Minas Gerais e tocando por diversas vezes ao lado do mestre Mozart Secundino.

Em primeira mão, o autor apresenta para o leitores do site do Clube do Choro de BH o conteúdo que aborda no livro, ainda em fase de editoração e que será lançado pela editora Cancioneiro: "o livro aborda as práticas musicais de Mozart no contexto do Choro em Belo Horizonte e dialoga de forma mais ampla com o gênero e com as categorias que lhe são comuns. Dentre elas, a baixaria, na qual Mozart foi considerado um mestre, mantendo-se fiel à tradição do violão de 6 cordas." Essas  curiosidades e muitas outras informações estão na obra que será lançada no ano de centenário de Mozart Secundino.

Programe-se pois as  celebrações do centenário de Mozart Secundino começam nesta semana em BH. Acontece um grande evento no próximo sábado (25), a partir das 14 horas, no Baticum Tendinha Cultural, espaço  localizado no bairro Concórdia. No palco estarão reunidos a Velha Guarda do Choro de BH da qual ele foi destaque; o Conjunto Piolho de Cobra, do qual foi integrante por mais de 10 anos e o Regional Baticum formado por grandes parceiros e admiradores do mestre.

A casa abre às 14h. A música começa em seguida, às 15 horas, com a Velha Guarda do Choro de BH, às 17 horas se apresenta o conjunto Piolho de Cobra,  O encerrando os trabalhos fica por conta do Regional Baticum que  faz sua apresentação às 20 horas. Para mais informações e compra de ingressos para o evento Baticum apresenta: Mozart Secundino- 100 anos acesse o site do Sympla (aqui).

Mozart levantou a bandeira da música popular brasileira por muitas décadas, tornando-se referência para seus contemporâneos e, principalmente, para as gerações que vieram depois, sendo uma espécie de elo entre o passado e o futuro dessa música na cidade de Belo Horizonte. Apesar de ter nos deixado em 2015, seu legado continua vivo e é este o motivo da nossa alegria, Não fique de fora dessa grande festa.