3 de outubro de 2022

O violonista, professor e compositor, Eduardo Campolina é o convidado desta semana no ciclo "O Charme do Violão Mineiro".

Eduardo Campolina - Foto: Divulgação
Nessa terça-feira (4),a partir das 20h30, o ciclo de entrevistas “O Charme do Violão Mineiro”, que já se encontra em sua segunda temporada, exibirá sua 38ª edição. O convidado desta semana é o violonista, professor e compositor belo-horizontino, Eduardo Campolina.

Eduardo iniciou seus estudos de violão com os professores Walter de Carvalho Alves (1971-1976) e José Lucena Vaz (1976-1981). Também frequentou o "Seminário de Violão", promovido pelo Liceu Palestrina, em Porto Alegre, por três edições na década de 1970.

Sua formação prosseguiu no exterior. Eduardo Campolina residiu em Paris entre 1981 e 1987, onde se especializou com o professor Oscar Cáceres, na École de Musique de Jouy-en-Josas, além de frequentar classes de Abel Carlevaro, Betho Davezac e Alvaro Pierri. Na Université de Paris VIII, Eduardo realizou curso de graduação e especialização em Musicologia. Estudou composição com Philippe Manoury, no Centre Musicale Edgar Varèse.

De volta ao Brasil, ele ingressou na Escola de Música da UFMG em 1990, como professor do Departamento de Teoria Geral da Música, lecionando Harmonia, Composição, Contraponto, Análise Musical, Percepção Musical, além de Violão. Em 2002, concluiu o Mestrado na Faculdade de Educação da UFMG e, em 2013, defendeu o Doutorado na Escola de Belas Artes da UFMG.

Durante sua trajetória como instrumentista Eduardo Campolina obteve o primeiro prêmio em Violão pelo Conservatoire de Saint Maur (região de Paris), o segundo lugar no "Concurso Nacional de Violão Villa-Lobos" (Vitória, 1979), o segundo lugar no "Festival Violão de Ouro", promovido pela TV Globo (Rio de Janeiro, 1979) e foi finalista do "Concurso Internacional de Violão Sablé-sur-Sarthe" (no sul da França, 1985).

Este ciclo de entrevistas é apresentado pelo violonista, professor e produtor cultural Celso Faria. Realizado de forma remota e presencial, ele teve início em maio de 2021, e ocorre sempre às terças-feiras, às 20h30, no canal do YouTube do violonista. Não perca mais esta super edição. Programe-se e participe ao vivo através desse link.